Entrevista a Albertina Reis, Diretora de I&D da Riopele

A propósito do Dia Internacional da Mulher conversamos com algumas responsáveis por projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020, como é o caso de Albertina Reis que liderou o projeto Textiles4Life, que visou a modernização da unidade têxtil da Riopele e a introdução de equipamentos de última geração nas suas áreas produtivas, numa abordagem de Indústria 4.0.

 

1. Entrevista

1.1. O que a atraiu para este mundo profissional, i.e., a indústria?

A indústria têxtil possui uma diversidade e riqueza de processos, onde os desafios são permanentes na busca da novidade, quer em produto quer em processo. Com tudo isto gera-se um ambiente extremamente criativo onde é possível trabalhar em grandes projetos de inovação e desenvolvimento, tanto no processo de produção como a nível do produto final. A possibilidade de explorar e desenvolver soluções inovadoras para o setor têxtil mostrando que este setor é tão ou mais importante que outras indústrias motivam-me a continuar diariamente.

 

1.2. Qual foi o momento mais emocionante no seu trajeto profissional?

Com mais de trinta anos na da indústria têxtil e numa empresa que por si só é uma referência pela sua dinâmica e impulsionadora na inovação diria que vivi muitos momentos emocionantes. Registo com particular emoção a nossa evolução, ao longo da última década, onde a Riopele foi a empresa líder em diferentes projetos de inovação e sustentabilidade, que resultaram em inúmeras mudanças e transformações positivas para o setor.

 

1.3. A Indústria 4.0, a par da sustentabilidade e da economia circular, são o foco do projeto Textiles4Life. Porque é tão importante neste projeto?

O projeto Textiles4Life foi extremamente importante para a Riopele pois permitiu que definíssemos um novo padrão de produção têxtil, tendo como drivers a indústria 4.0 e a sustentabilidade. Com este investimento alcançamos uma produção mais flexível, eficiente e altamente digitalizada, bem como aumentamos a nossa capacidade para o desenvolvimento de novos tecidos inovadores e circulares.

 

1.4. E Gerir o tempo? Qual o segredo? 

Diria que gerir o tempo é essencial para otimizar a eficácia das minhas atividades. É importante estabelecer prioridades, definir tarefas e estabelecer prazos realistas, mantendo o foco e a disciplina ao longo de todo o processo. Mas para isso o trabalho em equipa, delegando com responsabilidade é também muito importante para que o ritmo se mantenha. Claro que hoje a utilização de ferramentas de gestão é vital para a organização e controlo.

 

1.5. A sua experiência com os Fundos da União Europeia… fizeram a diferença?

Os fundos da União Europeia são efetivamente uma alavanca impulsionadora para suporte às crises que vão assolando todos, mas muito a indústria têxtil. Estes permitem mantermos uma rota no crescimento e inovação. O acesso a recursos financeiros proporcionaram que investíssemos em múltiplos projetos de I&D, visando o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, com resultados significativos ao nível da nossa competitividade no plano internacional.

 

2. Nota biográfica

Natural de Vila do Conde, Albertina Reis é licenciada em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho. Integrou os quadros da Riopele – Têxteis, SA em 1988 e, ao longo dos anos, foi assumindo diversas responsabilidades, nas quais se destacaram a de Responsável de Engenharia de Produto e Processo e Qualidade e a de Responsável do Laboratório de Fios e Ramas. Desde 2013, é Diretora de Investigação & Desenvolvimento da Riopele – Têxteis, SA. Além da participação em diferentes feiras internacionais de moda e tecnologia, Albertina Reis tem vindo a realizar formações noutros quadrantes, destacando-se a área de gestão e da inovação.

 

3. Links úteis

Artigo “COMPETE 2020 alavanca modernização da Riopele”, de 26/01/2023   

Riopele | Website 

08/03/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia