COMPETE 2020 alavanca modernização da Riopele

No âmbito do projeto Textiles4Life, a empresa modernizou a sua unidade têxtil e introduziu equipamentos de última geração nas suas áreas produtivas, numa abordagem de Indústria 4.0, permitindo reforçar a aposta na criação de produtos inovadores de elevado valor acrescentado, com foco na sustentabilidade e economia circular, comentou Albertina Reis, Diretora de I&D na Riopele.

1. Síntese
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Textiles4Life visou o aumento da capacidade produtiva da Riopele em V.N. Famalicão, que permitiu a introdução no mercado de produtos inovadores a nível mundial, resultantes de projetos de I&D realizados internamente, alavancada pela aquisição de equipamentos produtivos com tecnologia inovadora, que integram conceitos de Indústria 4.0 e de sustentabilidade, e que irão permitir alcançar melhorias significativas na produção, com ganhos de eficiência e de rentabilidade face aos atuais processos de fabrico.
 
 
2. Testemunho | Albertina Reis, Diretora de I&D
 
Albertina Reis | Diretora de I&D
 
No âmbito do projeto Textiles4Life, a Riopele foi capaz de modernizar a sua unidade têxtil vertical e introduzir equipamentos de última geração nas suas áreas produtivas, numa abordagem de Indústria 4.0, permitindo reforçar a aposta na criação de produtos inovadores de elevado valor acrescentado, com foco na sustentabilidade e economia circular.
 
 
A contribuição do COMPETE 2020 foi fundamental para alavancar estes grandes investimentos, impulsionando a inovação e reforçando a competitividade da Riopele no setor a nível internacional, não só nos países onde já detém uma presença consolidada, bem como em mercados como os EUA e o Canadá.
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, o projeto Textiles4Life envolveu um investimento elegível de cerca de 10 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 1,5 milhões de euros.
 
 
4. Links
 

26/01/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia