Campanha - Produção de Viseiras de Proteção Individual

O Politécnico de Leiria, está a desenvolver diversas ações, em articulação com o tecido empresarial e com a indústria, para combate à pandemia da COVID-19.

A iniciativa de adaptar a produção de diversas empresas da região de Leiria para o fabrico de viseiras de protecção, tão necessárias para diversos profissionais imprescindíveis na luta contra a Covid-19, partiu de uma iniciativa conjunta que contou com a participação do Instituto Politécnico de Leiria e da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), além de associações dos sectores dos moldes e da indústria dos plásticos, bem como do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE).

O IPLeiria foi o responsável por desenvolver o desenho da viseira, tendo a sua produção sido escalada com a participação de empresas da fileira dos plásticos, moldes, embalagens e autarquias, no âmbito da Campanha, criada para o efeito, que tem como slogan “Por Portugal, todos unidos na Região de Leiria”.

A produção industrial das viseiras está a cargo da Iberomoldes, Moldes RP, empresas do sectores dos moldes e da empresa Luz Costa & Rodrigues (LCR) uma empresa dedicada à produção de perfis técnicos em polímeros e compostos termoplásticos, empresas que reorganizaram a sua produção regular.

 

Estas viseiras estão já a ser usadas e são precisas ainda mais

Os dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) já receberam mais de 3.300 viseiras de proteção, que distribuirão de acordo com as necessidades locais.

O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, destacou a mobilização das empresas numa ação que visa ajudar “quem mais precisa”, informando que foi efetuado um levantamento a nível distrital da necessidade de viseiras.

Clique na Imagem e assista ao video Campanha - Produção de Viseiras de Proteção Individual

 

A entrega das viseiras foi formalizada pelo Presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil e Presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, e contou com a presença de representantes do Politécnico de Leiria, do NERLEI, da CEFAMOL, da APIP, da ACILIS, do CENTIMFE e da ARICOP.

Estas entidades têm vindo a unir esforços, prontificando-se a intermediar a angariação de fundos e a recolha de equipamentos de proteção individual (EPI), para posterior entrega junto de Hospitais, Bombeiros, Centros de Saúde, Lares, entre outras instituições de apoio à sociedade.

Com esta ação pretende-se reforçar os meios de proteção individual destas instituições, visando sobretudo apoiar quem se encontra na linha da frente do combate à Covid-19.

 

O Politécnico de Leiria está empenhado em apoiar todos os que queiram associar-se a esta campanha

Quem quiser participar pode imprimir as peças dos apoios de cabeça nas suas impressoras 3D, de acordo com o ficheiro de impressão disponível. Depois de impressas, basta que façam chegar as respetivas peças para serem completadas com os restantes componentes e posteriormente as viseiras já completas chegarão aos Centros Hospitalares da Região.

O processo não implica qualquer contacto pessoal. Existem pontos de recolha que funcionam das 09h00 ás 18h00 e AQUI pode encontrar todas as informações.

Fonte: Noticias de Leiria | Gazeta das Caldas | IPLeiria

08/04/2020 , Por Célia Pinto