O COMPETE 2020 apoia a indústria aeronáutica em Portugal e atribui 23,5 milhões de euros à EMBRAER.

Ontem, dia 20 de junho de 2017, a Comissão Europeia anunciou a atribuição de 23,5 milhões de incentivo FEDER ao projeto da EMBRAER, Estruturas Metálicas. Esta verba destina-se, a financiar um projeto que promove "a coesão social e económica" com a criação de mais de 200 postos de trabalho até dezembro de 2018 e irá aumentar a capacidade de inovação da Embraer Portugal, possibilitando a produção de componentes metálicas para os jatos da próxima geração da Embraer.

Uma empresa que exporta 100% da sua produção e que com este projeto irá mais do que duplicar o seu volume de negócios.

A este projeto de investimento no montante de 63, 6 milhões de euros junta-se o projeto da EMBRAER Portugal Estruturas em Compósitos, S.A. no valor de 30 milhões de euros, correspondendo a um co-financiamento de 11 milhões de euros. Este projeto, a decorrer , tem por objetivo a expansão e diversificação da capacidade de produção e na capacitação tecnológica da sua unidade industrial para o fabrico de conjuntos em materiais compósitos para o Embraer E175 -E2, avião pertencente à família de jatos comerciais Embraer E -Jets (E2).

Este projeto vai criar mais de uma centena de postos de trabalho até dezembro de 2018.

Estes projetos contribuem para o desenvolvimento e consolidação de um cluster aeronáutico em Portugal, com impactos micro e macroeconómicos transversais e tem um efeito de arrastamento sobre outras empresas localizadas na região, considerando o crescimento do volume potencial de compras a fornecedores nacionais que se consigam qualificar.

A indústria aeronáutica constitui um setor crucial , ao produzir um conjunto de produtos de alta tecnologia com um amplo e variado campo de aplicação. Trata-se de uma atividade estratégica, do ponto de vista industrial, comercial e tecnológico.

E o COMPETE 2020 apoia projetos empresariais que colocam Portugal nas rotas do céu do mundo.

26/06/2017 , Por Paula Ascenção
Portugal 2020
COMPETE 2020
Comissão Europeia
Europa