Sistema de alerta precoce para o novo coronavírus

Em declarações ao COMPETE 2020, Marta Carvalho, da Direção de Engenharia da AdP - Águas de Portugal Serviços Ambientais, sintetizou o âmbito do projeto COVIDETECT e a importância da aliança com as várias entidades do consórcio, bem como do apoio dos fundos comunitários.
 
Marta Carvalho - Direção de Engenharia da AdP 
 
1. Síntese
 
 
“O projeto COVIDETECT tem por objetivo criar um sistema de alerta precoce da presença do vírus SARS-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, através da análise de águas residuais, que contribua para melhorar a resposta face a eventuais novos surtos da doença.
 
 
Lançado em abril de 2020, o COVIDETECT é um projeto coordenado pela AdP - Águas de Portugal e desenvolvido por um consórcio onde se integram:
> a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, entidade que assegura a coordenação científica do projeto e das atividades de modelação da dinâmica de SARS-CoV-2 na rede de saneamento, modelação eco epidemiológica e caracterização molecular do vírus, 
> o Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, responsável pelo desenvolvimento das metodologias para a deteção e quantificação do SARS-CoV-2 nas águas residuais, 
> e as empresas Águas do Tejo Atlântico, Águas do Norte e SIMDOURO, enquanto entidades gestoras de sistemas de saneamento das principais áreas metropolitanas do país. 
 
 
Em complemento, integram o Advisory Board do projeto a DGS - Direção Geral da Saúde, a APA - Agência Portuguesa para o Ambiente, a ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, bem como as empresas EPAL e Águas do Douro e Paiva. O apoio destas entidades, e em particular da DGS, é muito importante para o projeto pois permite a articulação entre a informação gerada pelo mesmo e os dados sobre o número de infetados no país. 
 
O projeto COVIDETECT apresenta um orçamento global de cerca de 296 mil euros e é financiado pelo FEDER através do programa COMPETE 2020. A atribuição deste apoio financeiro, na ordem dos 96%, foi fundamental para a concretização do projeto, disponibilizando os meios financeiros necessários nomeadamente para a realização de um extenso plano de amostragem com recurso a metodologias inovadoras que conta com mais de 6 centenas de amostras, essencial para a operacionalização do sistema de alerta precoce. 
Este projeto insere-se numa iniciativa nacional e europeia considerada estratégica para a preparação dos países para eventuais futuras vagas epidémicas sendo uma ferramenta de deteção, quantificação, caracterização e modelação do vírus através da análise da sua presença em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)”.
 
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à I&D, na vertente em co-promoção, o projeto COVIDETECT contempla um investimento elegível de cerca de 296 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 283 mil euros.
 
 

16/09/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia