Gelpeixe: muito mais que peixe

A Gelpeixe é uma empresa moderna equipada com o estado da arte da tecnologia de transformação e congelamento de produtos alimentares nomeadamente de peixe. A Gelpeixe importa e exporta produtos alimentares e fornece as distribuidoras nacionais com produtos comercializados sob marca própria mas também com marca do distribuidor. Uma empresa moderna e orientada para o mercado e para a satisfação dos seus requisitos.” 

É desta forma que o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, descreve esta empresa, no seguimento da visita efetuada, em março de 2016 ao setor agroalimentar, no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

Breve histórico da empresa

A Gelpeixe encontra-se no mercado desde 1977 e baseia a sua actividade na transformação e comercialização de alimentos ultracongelados.

A política de confiança junto dos clientes, os rigorosos padrões de qualidade de selecção de fornecedores e as Certificações pela norma NP EN ISO 9001:2000 e pela norma NP EN ISO 22000:2005 fazem da Gelpeixe uma empresa de referência no mercado.

As instalações da Gelpeixe são em Loures, Portugal, e constituem uma área de construção de mais de 10.000 m2 e uma capacidade produtiva de mais de 20.000 m3. 

. Visão

A Gelpeixe é uma empresa da indústria e comércio de alimentos congelados, que pretende ser conhecida e reconhecida pela máxima Qualidade dos seus produtos. Visa cobrir a totalidade do mercado nacional e fortalecer as condições de expansão ao mercado europeu, numa base de crescimento sustentado. 

. Valores 

A Gelpeixe nasceu e desenvolveu-se na Família Tarré. Mantendo ainda uma estrutura familiar, tem com todos os seus stakeholders relações muito além de profissionais. Potenciar e consciencializar os valores intrínsecos a estas relações como a confiança, lealdade, profissionalismo e transparência são pilares para que as “trocas” de amanhã sejam ainda melhores que as de hoje.

. Curiosidades

  • 2014 - Lançamento da nova marca Gelpeixe Junior    
  • 2013 - 3.º Lugar Melhores Empresas para trabalhar – Setor Indústria (revista Exame)    
  • 2013 - 3.º Prémio Melhor Gestor de Pessoas para Emília Aguiar (Diretora de Recursos Humanos) (RH Marca Pessoal)    
  • 2013 - 1.º Prémio Masters da Distribuição - Figura do Ano da Produção para Manuel Tarré (CEO) (revista Distribuição Hoje)    
  • 2012 - 1.º Prémio Melhor Gestor de Pessoas para Ricardo Figueiredo (Diretor de Produção) (RH Marca Pessoal)     
  • 2012 - 1.º Lugar das Médias Empresas no Prémio Excelência no Trabalho (Diário Económico) 
  • 2012 - Distinção PME Excelência (IAPMEI)    
  • 2011 - Volume de faturação chega aos 50 milhões de euros    

 

Iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor

No âmbito da iniciativa "COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor", o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, começou a sua visita ao setor agroalimentar no dia 14 de março, envolvendo 16 empresas de um setor estratégico para o país: a indústria agroalimentar. O sector agroalimentar apresenta uma grande dispersão e pulverização empresarial, mas tem apresentado uma capacidade de inovar e de incorporar valor nos seus produtos que se reflete no peso das suas exportações e no fôlego de novas ideias e novas empresas.

Este setor apresenta uma complexa cadeia de valor: empresas diferentes, em mercados diferentes e para diferentes consumidores. O setor agroalimentar inclui o conjunto de atividades relacionadas com a transformação de matérias-primas em bens alimentares ou bebidas e a sua disponibilização ao consumidor final, abrangendo atividades tão distintas como a agricultura, a silvicultura, a indústria de alimentos e bebidas e a distribuição. É um setor altamente competitivo, onde o efeito escala é importante, o que se comprova pela existência de algumas e conhecidas grandes multinacionais na área, apesar de as empresas de menor dimensão serem predominantes.

O roteiro da visita procurou ser o mais abrangente possível abarcando a riqueza do setor e analisando as vantagens competitivas de cada empresa Segundo dados do INE (2014), este setor contribuiu para a economia nacional com um volume de negócios de 14,8 mil milhões de euros, e um VAB de 2,7 mil milhões. É a segunda indústria que mais emprega em Portugal, com mais de 100 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos. Tem registado nos últimos 5 anos uma taxa de crescimento de exportações superiores às importações e é fundamental para afirmar a nossa autossuficiência alimentar e garantir a sustentabilidade do consumo nacional.

Esta visita contou com a estreita colaboração da Portugal Foods, associação formada por empresas, por entidades do sistema científico e tecnológico nacional e por entidades regionais e nacionais que representam os vários subsetores que compõem o setor agroalimentar português.

 

Links

Website PT 

Facebook 

Linkedin 

Youtube 

16/03/2016 , Por COMPETE 2020