eHealthResp: Desenvolvimento e validação de ferramentas e-Health de apoio à decisão clínica e ao empoderamento do doente

Em declarações ao COMPETE 2020 Maria Teresa Herdeiro, responsável do projeto, falou do eHealthResp e da importância dos Fundos Europeus:

Maria Teresa Herdeiro | Responsável do projeto

“O financiamento do projeto eHealthResp através do COMPETE 2020, permitiu desenvolver uma aplicação e um curso online para melhorar a prescrição e dispensa de antibióticos, teve um impacto significativo em termos de saúde pública. Ao realizar intervenções educativas junto de médicos e farmacêuticos da ARS-Centro, complementadas com estas ferramentas digitais de apoio à decisão clínica, este projeto promoveu uma abordagem mais consciente e responsável na prescrição e dispensa de antibióticos, reduzindo a resistência antimicrobiana e, consequentemente, contribuindo para a diminuição dos custos e riscos associados ao tratamento de infeções. Além disso, a disponibilidade de um curso online permitiu que mais profissionais de saúde, de diversas regiões do país  pudessem beneficiar desta formação.”

Enquadramento

A resistência bacteriana constitui um importante problema de saúde pública, sendo que a associação entre o consumo de antibióticos e a disseminação de resistências bacterianas está bem estabelecida. A Organização Mundial da Saúde refere que a prevalência de resistência aos antibióticos pode atingir valores de até 70% para o Streptococcus pneumoniae, agente patogénico extra-hospitalar mais prevalente, e causador de otite média em crianças e infeções respiratórias em adultos. Adicionalmente, muitos dos agentes patogénicos bacterianos mais comuns tornam-se resistentes às abordagens terapêuticas antimicrobianas convencionais, o que implica a perda de efetividade e, portanto, o aumento do uso de combinações de antibióticos de largo espectro. Por conseguinte, melhorar a sua utilização é essencial.

Salienta-se, no entanto, que o uso inadequado e excessivo de antimicrobianos envolve diferentes atores: médicos, doentes, farmacêuticos e autoridades de saúde. Parece, portanto, essencial combinar intervenções nestas populações para aumentar as sinergias e potenciar os resultados.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) lançou campanhas europeias, envolvendo a população, com o objetivo de promover o uso racional de antibióticos. Não obstante, Portugal continua entre os países europeus com maior consumo de antibióticos e com maior prevalência de resistências bacterianas. Neste seguimento, têm sido desenvolvidas campanhas nacionais de alerta para o uso adequado de antibióticos.

Os resultados de um estudo do ECDC, cujo objetivo consistiu em comparar estratégias para melhorar o uso de antibióticos para tratamento de infeções respiratórias em contexto de cuidados de saúde primários, demonstraram que o uso de um sistema de apoio à decisão  clínica reduziu a prescrição geral de antibióticos e a prescrição de antibióticos inapropriados, resultados estes que foram posteriormente replicados em vários outros estudos.

O Projeto

O objetivo deste projeto foi avaliar a eficácia de ferramentas e-Health no apoio à decisão clínica e ao empoderamento dos doentes na gestão de situações clínicas do trato respiratório superior.

Foi realizado um estudo controlado aleatório por clusters, a todos os médicos de medicina geral e familiar e a todos os farmacêuticos comunitários na região abrangida pela Administração Regional de Saúde do Centro.

Para evitar contaminação cruzada entre o grupo controlo e o grupo intervenção, a alocação aos dois grupos foi feita com base em clusters. A Região Centro foi dividida em 8 clusters de acordo com estudos prévios efetuados. Quatro clusters foram alocados ao grupo intervenção e 4 ao grupo controlo, os 8 clusters incluem aproximadamente 1100 médicos e 1200 farmacêuticos.

Foi desenhada uma intervenção educativa de reforço que incluiu uma intervenção multifacetada nos centros de saúde e farmácias comunitárias, um curso on-line, um sistema de apoio à decisão clínica para os médicos e farmacêuticos e também uma ferramenta e-Health para os doentes. Como variáveis de resposta, foram avaliados os vários indicadores de prescrição e dispensa de antibióticos.

O Apoio do COMPETE 2020

Trata-se de um projeto promovido pela Universidade de Aveiro, com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (Projetos de IC&DT), envolvendo um investimento elegível de 239 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 203 mil euros.

Links
Universidade de Aveiro: Website
Politécnico da Guarda: Website
 

04/04/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa