HVSMARTSENSOR: Desenvolvimento de sensores inteligentes para redes de Alta Tensão

Filipe Afonso,  Diretor de Operações da INDISOL  e responsável pelo projeto HVSMARTSENSOR, em declarações ao COMPETE 2020, falou da relevância do contributo dos Fundos Europeus:
 
Filipe Afonso | Diretor de Operações da INDISOL
 

"O programa COMPETE 2020 tem permitido à INDISOL S.A responder aos desafios do mercado, inovando e acelerando processos em desenvolvimento através do apoio em meios tecnológicos, impulsionando a interação entre equipas e grupos de I&ID, possibilitando a capacitação de competências da equipa, em conhecimentos técnicos e tecnológicos, culminando no desenvolvimento de novas soluções, produtos e serviços, colocando a INDISOL S.A numa posição privilegiada do mercado das SMART GRIDS." 

Enquadramento

A clássica rede de transmissão de energia elétrica (centrais geradoras de energia /linhas de transmissão de alta e média tensão / subestações intermédias/ linhas de baixa tensão/ consumidores finais) tem vindo a ser, num passado recente, transformada numa rede elétrica inteligente, smart-grid, muito mais automatizada e mais recentemente surgiu a tendência natural para a digitalização da mesma, utilizando dispositivos elétricos Inteligentes e unidades terminais remotas com comunicação digital na tentativa de melhorar a capacidade de controlo e monitorização a esta associada.

A INDISOL é uma empresa de carácter industrial dedicada à conceção, desenvolvimento e industrialização de isoladores elétricos e soluções isolantes. Nos últimos anos, e no contexto da revolução Smart-Grid, a INDISOL dedicou parte da sua atividade a aplicações especiais ligadas à automatização das redes de distribuição de energia. A estratégia da INDISOL, até 2015, caracterizou se por um posicionamento como especialista no sector do isolamento da média tensão, deixando para os seus clientes/parceiros (de outra dimensão e porte tecnológico) a “mais-valia” resultante da sensorização dos componentes. Nessa fase a empresa limitava-se a integrar componentes passivos (selecionados e às vezes fornecidos pelos clientes) no interior dos isoladores. Todos os sistemas de aquisição de sinal (e processamento /calibração) eram propriedade e know-how do cliente. Apesar de tudo, essa posição, permitiu à INDISOL conhecer os produtos e os mercados associados à implementação de Smart-Grids, bem como absorver algum know-how correspondente, o que se traduz hoje num aumento das suas competências internas. No entanto, a posição de mero subcontratado sob domínio dos OEMs (Original Equipment Manufacturers) não permite a exploração integral e sustentável de todas as potencialidades do novo paradigma Smart-Grid.

Neste contexto, a empresa sente necessidade de investir no desenvolvimento de novos produtos próprios e tecnologias a fim de não perder o seu posicionamento na promissora área das redes inteligentes e de evoluir como empresa, podendo fornecer diretamente as utilities uma gama de novos isoladores elétricos multifuncionais, os quais deverão apresentar uma boa relação custo/benefício já que serão produzidos integralmente dentro da empresa.

Com a reunião de meios adequados, a INDISOL pode iniciar este processo de diversificação de produtos e mercados alvo, o qual passa pelo desenvolvimento interno de um conjunto de componentes dedicados às redes energéticas inteligentes. A INDISOL pretende com este projeto ingressar em novos mercados (e.g., Norte da Europa), os quais são extremamente ativos, e aos quais, neste momento, a INDISOL não consegue aceder face à inexistência de produtos isolantes com soluções elétricas próprias no seu portfólio.

O Projeto

O presente projeto visa assim disponibilizar à INDISOL, e ao setor energético, soluções para as novas imposições tecnológicas, inerentes à modernização das redes de distribuição de energia elétrica. No âmbito deste projeto, a INDISOL propõe a conceção de isoladores multifunções e multimateriais, dotados de diferentes arquiteturas internas e componentes, bem como de características técnicas e funcionais específicas, que pretendem dar origem a soluções técnicas para aplicação em redes Smart-Grid, com seguintes características técnicas e funcionais:

- Integração de componentes elétricos/eletrónicos de medida no interior do isolador;

- Incorporação de sistemas de processamento de sinal de medida em invólucros isolantes adequados;

- Incorporação de sistemas de armazenamento e transmissão remota de sinais de medida.

Para atingir estes objetivos gerais foi delineado um plano de trabalhos de I&DT, que foca o desenvolvimento de:

1. Isoladores com sensorização embebida (tensão, corrente e mistos), do tipo passivo, para alta tensão, resistivos e/ou capacitivos e/ou óticos, preparados para calibração automática;

2. Sistemas automáticos para medida e calibração dos isoladores com sensorização embebida;

3. Isoladores com sensorização embebida (tensão, corrente e mistos), do tipo ativo, capazes de medição, processamento digital e envio de dados de grandezas elétricas, por comunicação remota. O desenvolvimento desta componente passa pela investigação da possibilidade de fazer Energy Harvesting da rede de alta tensão;

4. Isoladores com sensorização embebida (tensão, corrente e mistos) com estrutura multimaterial adaptada à nova geração de sensores inteligentes.

Assim, este projeto visa o aumento da competitividade da INDISOL, através do desenvolvimento de produtos com desempenho otimizado e adaptado aos ambientes agressivos, com múltiplas funções de medida ou de acoplamento, em função das necessidades específicas e do elevado grau de precisão de medida.

As soluções técnicas a adotar implicam um trabalho de I&D, para o qual será necessário recorrer a ferramentas e metodologias de desenvolvimento de sistemas elétricos complexos, de interfaces homem-máquina, de produto e prototipagem, assim como caraterizar matérias-primas e desenvolver processos de fabrico. Estas são áreas de Investigação no INEGI, entidade do SCTN com particular vocação para a transferência de tecnologia, e que acompanhará a INDISOL nestas atividades.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 1,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 867 mil euros.

Links

INDISOL: Website

INEGI: Website | Facebook | Linkedin

23/05/2022 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa