SMARTCUT: Projeto inovador alinhado com a digitalização da indústria florestal

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto SMARTCUT visa a investigação e desenvolvimento de uma solução modular para sensorização, telemanutenção e simulação de máquinas florestais, para contexto de floresta 4.0. A solução potenciará tarefas de telediagnóstico, telemanutenção, monitorização florestal e formação remota, reduzindo custos de assistência. 

 

SMARTCUT - Diagnóstico e Manutenção Remota e Simuladores para Formação de operação e manutenção de Máquinas Florestais

 

1. Síntese

O projeto está alinhado com a digitalização da indústria, permitindo à CUTPLANT SOLUTIONS S.A., detentora da marca VICORT e líder do projeto, incorporar nos seus produtos tecnologias inovadoras de grande valor acrescentado. O projeto foca-se na conceção e desenvolvimento de soluções integradas de eletrónica e automação para construção de Digital Twins e integração com módulos de simulação através de tecnologias de realidade virtual e aumentada.

 

2. Descrição 

Os custos de manutenção das máquinas florestais constituem-se como um dos elementos mais relevantes nas operações florestais. Na maior parte das situações, o custo maior não advém da reparação propriamente dita, mas do tempo de imobilização da máquina e o impacto que essa paragem poderá ter na cadeia de serviços, levando à paragem dos equipamentos a jusante pela falta de abastecimento.

A identificação da natureza das avarias e a rapidez de resposta da assistência técnica é um fator crítico de sucesso. Esta questão é amplificada quando a empresa vendedora das máquinas florestais pretende atuar nos mercados externos e o seu enquadramento é o de uma PME, em que os recursos humanos, técnicos e financeiros são mais limitados, ficando dependente de representantes locais com os mesmos problemas, mas que têm igualmente de ser capacitados tecnicamente de modo a transmitir confiança aos potenciais clientes. 

O projeto foca-se na conceção e desenvolvimento de uma solução de sensorização de equipamentos florestais baseada em tecnologia CAN, que permita a execução de tarefas de telediagnóstico, telemanutenção e monitorização da floresta pela empresa produtora dos equipamentos e/ou dos seus representantes, em cada país de atuação. Centra-se também na conceção e desenvolvimento de uma ferramenta de autoria de cenários de treino virtuais inovadora que irá tirar partido de um simulador físico/emulador para recriar, via realidade virtual, a operação e as condições de avaria dos equipamentos e, simultaneamente, as características urográficas e físicas encontradas no terreno. Esta ferramenta de autoria irá permitir formar e/ou melhorar a eficiência operacional dos operadores dos equipamentos florestais e dos técnicos de manutenção, contribuindo para a redução e reparação mais rápida das avarias e para a gestão e manutenção de cenários de treino baseados em realidade virtual imersiva e, por esta via, contribuir para um aumento da sua competitividade.

 

3. Apoio do COMPETE 2020 

O projeto SMARTCUT conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 1,6 milhões de euros a que corresponde um incentivo FEDER de 1,1 milhões de euros. 

 

4. Links

Vídeo institucional VICORT 

Cutplant Solutions, S.A. | Website 

Instituto Politécnico de Castelo Branco | Website 

INESC TEC | Website 

FEUP | Website 

UTAD | Website 

 

30/06/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia