GreenCork: Nova gama de rolhas de cortiça assentes em sustentabilidade ambiental

Entrevistámos Paulo Lopes, Investigador Principal da Amorim Cork, que falou do projeto e explicou as suas principais motivações, o seu elemento diferenciador, os resultados já alcançados bem como da importância do apoio do COMPETE 2020.

1. Síntese

O projeto GreenCork tem por objetivo capacitar a Amorim Cork a ser a primeira empresa a lançar no mercado uma gama de rolhas de cortiça aglomerada com colas e tratamentos de superfície Bio, produzidas por processos mais verdes e mais sustentáveis. Este produto será extremamente inovador pois permitirá o desenvolvimento de uma rolha técnica de cortiça com mais de 95 % de biomassa de origem natural, produto que atualmente não existe no mercado. Esta rolha será maioritariamente constituída por grânulos de cortiça (> 80 %) de neutralidade sensorial aumentada. No entanto, este projeto pretende também, pela primeira vez, desenhar rolhas Bio com características técnicas que proporcionem o desempenho enológico mais adequado e que vá ao encontro das expectativas do produtor de vinho.

Todas estas propriedades num só produto permitirão desenvolver uma nova rolha com características únicas que são adequadas ao estágio de vinhos, sobretudo, brancos e rosé durante 5 anos em garrafa. Este projeto enquadra-se no esforço do promotor em reforçar a sua aposta de Investigação & Desenvolvimento na área de inovação, visando a melhoria contínua da performance dos seus produtos e, consequentemente, a satisfação das necessidades do mercado.

2. Entrevista a Paulo Lopes, Investigador Principal da Amorim Cork

Paulo Lopes | Investigador Principal da Amorim Cork

2.1 Como nasceu o projeto GreenCork? Quais foram as principais motivações?

O projeto Greencork enquadra-se no esforço conjunto da Amorim Cork e dos co-promotores (Amorim Cork Research e a Universidade de Aveiro) em reforçar a sua aposta de Investigação & Desenvolvimento na área de inovação, visando a apresentação de uma nova linha rolhas de cortiça de qualidade superior e adaptadas às necessidades do mercado, assentes no trinómio qualidade, inovação e sustentabilidade ambiental. Esta ação destina-se à melhoria da qualidade e competitividade comercial das rolhas de cortiça, pela aproximação que faz à tendência de mercado de utilização de produtos mais sustentáveis e amigos do ambiente, e que permitirá alavancar a rolha de cortiça como uma opção imbatível a vedantes de origem petroquímica, tais como os plásticos e cápsulas de rosca.

2.2 O que considera ser o elemento diferenciador no projeto GreenCork?

Este projeto já contribuiu para a internalização de competências, nomeadamente ao nível dos bioaglomerantes ou biocolas e da tecnologia de purificação através de extração supercrítica, parâmetros críticos para o desenvolvimento de novas rolhas de cortiça Bio constituída por matérias-primas de origem 100% renovável e com garantia de inércia sensorial, características de elevado potencial de reconhecimento e valorização pelos mercados internacionais.

2.3 De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?

Apesar da situação sanitária relacionado com COVID que dificultou a execução de algumas tarefas e aquisição de materiais e equipamentos,  estes primeiros meses de projeto permitiram realizar um número de ensaios laboratoriais suficientes para demonstrar cabalmente a eficiência de extração de compostos voláteis de diferentes grânulos de cortiça com extração supercrítica (SFE). Da mesma forma, foram realizados um conjunto de ensaios à escala laboratorial e piloto com vista à triagem, seleção e otimização de formulações com potencial para serem utilizadas como biocolas e biotratamentos de superfície. As formulações mais promissoras em laboratório avançaram para ensaios em escala piloto, tendo-se obtido rolhas que cumprem com os pré-requisitos de qualidade exigíveis às rolhas que vão para o mercado.

2.4 Qual tem sido o contributo do COMPETE 2020 para o desenvolvimento deste projeto?

O apoio do COMPETE 2020 permitiu a constituição de uma parceria entre várias empresas e a Universidade de Aveiro para o desenvolvimento de um novo produto, uma rolha de cortiça técnica Bio com um conjunto de características técnicas inovadoras e distintivas de elevado valor acrescentado, capaz de se destacar e diferenciar no mercado global e reforçar assim a posição de liderança, prestígio e diferenciação da Amorim Cork no mercado nacional e internacional.

3. Apoio do COMPETE 2020

O projeto contou com o apoio do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em copromoção, envolvendo um investimento elegível de cerca de 2,9 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,7 milhões de euros.

4. Links

Artigo GreenCork: Nova gama de rolhas de cortiça assentes em qualidade, inovação e sustentabilidade ambiental https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/70302-GreenCork-NL321-08102021

Website | Amorim Cork

 

07/07/2022 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE 2020
Comissão Europeia
União Europeia