MpDS: F3M lança produto inovador de monitorização de feridas em plena pandemia

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, esta solução mobile visa agilizar o processo de captação de imagens clínicas de alta qualidade, adaptável a vários contextos clínicos, nomeadamente, análise de sinais, feridas e de amostras de sangue, comenta Pedro Salgado, Gestor da Área de Negócio da Saúde.
 
Promovido pela F3M com o apoio do COMPETE 2020, o projeto MpDS - Medical Pre-diagnostic System visa a criação de uma solução mobile integrada e flexível para adquirir imagens médicas com vários tipos de magnificações, que possa ser utilizada para diagnóstico num amplo espectro de patologias.
 
Em entrevista na newsletter semanal do COMPETE 2020, Pedro Salgado, Gestor da Área de Negócio da Saúde da F3M sintetizou o estado de arte deste projeto, os desafios já superados com o seu lançamento e a importância do apoio dos fundos comunitários.
 
 
1. Entrevista a Pedro Salgado, Gestor da Área de Negócio da Saúde | F3M
 
 
O produto já está no mercado? Como é que está a ser recebido? 
 
Sim, o MpDS já está no mercado desde 2020, após a conclusão do projeto nº 24086 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico (I&DT). Na fase de lançamento o produto enfrentou alguns desafios como, por exemplo, a dificuldade de contacto com profissionais de saúde e instituições durante o período de confinamento (em 2020 e 2021) devido à elevada ocupação dos organismos. A melhoria das condições relativas à pandemia de COVID-19, o alívio das restrições e do volume de hospitalizações facilitou a aceleração da entrada da solução no mercado. O produto tem um carácter único e altamente inovador e, consequentemente, tem despertado o interesse de profissionais de saúde e de organizações não só em Portugal, mas também a nível internacional. 
 
 
Qual a mais-valia do apoio COMPETE 2020 no desenvolvimento do projeto? 
 
O apoio por parte do COMPETE 2020 permitiu à F3M realizar um projeto de investigação e desenvolvimento num mercado completamente novo para a empresa (a monotorização de feridas), que se caracteriza por ser um mercado com elevado potencial para a geração de valor acrescentado, mas também por um elevado nível de risco e de exigência.
 
A execução deste projeto de acordo com as metodologias estabelecidas pelo COMPETE 2020 2020 permitiu também à F3M continuar a estruturar e a melhorar o seu processo de investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) elaborado de acordo com os requisitos então da norma NP4457, na qual a empresa é certificada desde 2010. 
 
Curiosidades 
 
A F3M continua a sua forte aposta nas soluções tecnológicas de monotorização de feridas, tendo iniciado já em março de 2021 um novo projeto de I&DT nesta área, o projeto ClinicalWoundSupport, em copromoção com o Instituto Fraunhofer AICOS e a Universidade Católica Portuguesa.
 
Esta solução tem um elevado valor estratégico para a F3M e apresenta um forte crescimento a nível comercial, pelo que a empresa pretende continuar a aposta nesta área. 
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto MpDS foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com um investimento elegível de cerca de 394 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 253 mil euros.
 
 
3. Links
 
> Artigo “Projeto MpDS: Medical pre-Diagnostic System” de 29/10/2021 

18/08/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia