Stone.PT – A Marca da Pedra Natural Portuguesa

Projeto

Portugal, à semelhança de outros países da Europa, conta com uma marca para a Pedra Natural Portuguesa, designada por STONE.PT.

A marca STONE.PT surguiu da necessidade de transmitir uma imagem de sofisticação e de qualidade, com garantia de origem, possibilitando o aumento do nível de credibilidade da pedra portuguesa certificada juntos dos consumidores de pedra natural.

No âmbito do projeto conjunto STONE.PT PROJECT, 20 empresas do Setor da Pedra Natural adiram ao projeto, implementando a marca STONE.PT nos seus produtos, permitindo assim a consolidação da marca nos mercados internacionais.

Entre os resultados e outputs do projeto, para além de 20 empresas com implementação da Marca StonePT, que abrangeu 42 tipologias de pedra, foram certificadas 18 pedreiras com a Denominação de Origem Controlada (STONE.PT DOC), e foi concedida a sub-marca STONE.PT verified (Selo Ambiental) a 6 empresas, que demonstraram o cumprimento dos requisitos ambientais e a performance ambiental da atividade, em conformidade com as especificações tecnicas Stone.PT.

A sessão de encerramento do projeto teve lugar no passado dia 14 de dezembro na Batalha, que foi marcada pela entrega dos certificados Stone.PT às empresas que implementaram a Marca Stone.PT, no âmbito do “STONE.PT PROJECT”. Aproveitando ainda as sinergias do projeto conjunto de internacionalização do setor, nesta iniciativa foram igualmente apresentados os resultados do processo de internacionalização das empresas e promovida a partilha de experiências entre o cluster das pedras Naturais e o cluster do setor dos Moldes, numa sessão muito participada de PME’s.

O projeto incluiu, ainda, a Certificação de Qualidade (ISO 9001) e Ambiente (ISO 14001) em 2 empresas do setor e a implementação de um Sistema de Gestão e Planeamento da produção, totalmente inovador e especificico para o setor, desenvolvido para estar de acordo com os requisitos de seleção relativos às especificações StonePT, que permite a digitalização de pedras naturais e uma gestão mais eficaz entre produção e produto final.

O STONE.PT PROJECT tem permitido dotar as empresas de uma diversidade de argumentos imateriais de competitividade, para uma maior capacitação, abrangente e transversal a diversas tipologias de atividades, desde a qualidade propriamente dita, com a disponibilização da respetiva certificação, passando pelas questões relacionadas com a inovação organizacional e a gestão.

A pedra natural portuguesa tem grande aceitação nos mercados internacionais, os consumidores reconhecem as suas qualidades e características próprias, sendo estes motivos para que as empresas do Setor da Pedra Natural implementem a marca STONE.PT nos seus produtos, como forma de fortalecer e estreitar o nível de confiança entre empresas e consumidores.

 

Apoio

O projeto promovido pela Assimagra foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, na vertente de projetos Conjuntos, com um Investimento elegível de 585 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 319 mil euros.

22/12/2016 , Por Célia Pinto