CoVis: Monitorização inovadora de sinais vitais com tecnologia wireless

Falámos com João Milheiro, da Wavecom sobre o projeto CoViS, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que está a desenvolver uma solução de monitorização, em tempo real, de sinais vitais com recurso a técnicas que não exigem contacto com o paciente. Além de ser mais confortável, permite aos profissionais de saúde evitar o contacto permanente com pacientes que possuam doenças altamente contagiosas, como é o caso do coronavírus SARS-CoV-2.
 
 
João Milheiro | Wavecom
 
 
CoViS: Contactless Vital Signs Monitoring in Nursing Homes using a Multimodal Approach
 
1. Síntese
 
Perante o contexto pandémico que vivemos atualmente com o COVID-19, surge uma necessidade de monitorização, em tempo real, das condições de saúde de grupos de risco, como os idosos. De modo tentar controlar e prevenir a propagação do vírus, a monitorização dos sinais vitais, como a temperatura corporal e frequências cardiorrespiratórias são essenciais para uma detecção e previsão precoce da doença COVID-19. 
 
O objetivo principal do projeto COVIS é desenvolver e estudar um sistema low cost e contactless capaz de monitorizar sinais vitais e obter informações acerca do meio ambiente, permitindo aos profissionais de saúde ter acesso remoto a informação sobre o paciente em tempo real e com possibilidade de receber alertas caso exista alguma alteração extraordinária nos sinais vitais do paciente.
 
 
Este dispositivo contará com diversos sensores para a medição dos vários parâmetros pretendidos. Começando com um Rádio Definido por Software (RDS) capaz de medir sinais cardiorespiratórios sem contacto através de técnicas baseadas em radar, uma câmara térmica de infravermelhos para a medição corporal do paciente, um sensor de temperatura e humidade, e por último, um sensor de qualidade do ar que permitirá a medição de dióxido de carbono e compostos orgânicos voláteis.
 
O sistema contará também com uma unidade de processamento responsável por adquirir e processar todos estes dados. Nesta unidade irá correr algoritmos de machine learning que permitirão filtrar e qualificar toda esta informação, de modo a reduzir erros de leituras. Deste modo, o utilizador final terá acesso, numa aplicação web, a informações mais fiáveis o que permitirá um diagnóstico mais eficiente.
 
 
2. A mais-valia do apoio do COMPETE 2020
 
Para João Milheiro, da Wavecom «os apoios do COMPETE 2020 permitem à Wavecom o aumento da capacidade de I&D e consequente criação de novas áreas de negócio. 
 
Oportunidades como o projeto COVIS, é o que permite à Wavecom o estudo e avaliação de diferentes mercados de negócio. Deste modo, existe crescimento da empresa fruto do desenvolvimento de novos produtos, potenciando valor acrescentado e aumento da competitividade».
 
 
3. Descrição do Projeto
 
3.1 Atividades
 
O projeto COVIS foi iniciado a 15 de outubro de 2020 com uma duração de 9 meses e está dividido em 6 atividades:
 
Atividade 1 - Estado da arte e seleção de tecnologia
Atividade 2 - Especificação e desenho de um dispositivo IoT de baixo custo para monitorização em tempo real de sinais vitais e monitorização de qualidade do ar e conforto em lares
Atividade 3 - Desenho do algoritmo para agregação de dados com base em fontes multimodais (radar Doppler, imagem térmica por IR, monitorização ambiental)
Atividade 4 - Integração e validação do protótipo
Atividade 5 - Demonstrador
Atividade 6 - Gestão Técnica do Projeto
 
Atualmente encontra-se terminada a Atividade 1, durante a qual foi feito um levantamento das tecnologias existentes e quais as tecnologias que melhor se enquadram no contexto do projeto. Encontram-se em desenvolvimento as atividades 2 e 3, nas quais está a ser desenvolvido o hardware e sistema cloud necessários para a concretização dos objetivos do projeto. 
 
De momento, estão a ser testados diversos sensores para os vários parâmetros pretendidos, sendo que a maior parte deles já estão definidos. Relativamente ao sistema cloud, já é possível os dispositivos que estão agora em fase de testes enviarem as suas informações para uma aplicação web, onde são expostos graficamente os vários parâmetros, permitindo ao utilizador visualizar e validar os seus ensaios.
 
 
3.2 Consórcio
 
O consórcio do projeto COVIS é composto por quatro parceiros: Wavecom, Instituto de Telecomunicações - Aveiro, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. 
 
 
3.3 Apoio do COMPETE 2020 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção (Covid-19), o projeto COVIS envolveu um investimento elegível de 379 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 308 mil euros.
 
 
3.4 Links úteis
 
 
Website dos parceiros
   
 

15/04/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia