TEX4SafeCare: Têxteis-lar com propriedades antimicrobianas que alertam o utilizador para uma possível contaminação.

Em conversa com o COMPETE 2020, Marco Barros, responsável pelo TEX4SafeCare , falou deste projeto que "teve como missão desenvolver uma linha de têxteis-lar com propriedades antimicrobianas e que permitam alertar o utilizador para uma possível contaminação."

Marco Barros | Responsável pelo TEX4SafeCare

 

O projeto TEX4SafeCare tem como objetivo desenvolver produtos inovadores com propriedades antimicrobianas e que permitam alertar o utilizador para uma possível contaminação, limitando assim que estes tipos de artigos sejam uma fonte de infeção e, deste modo, evitando a propagação da COVID-19. O principal mercado alvo dos novos produtos será os lares de idosos e IPSS, tendo igualmente interesse para as áreas de hotelaria, restauração (no caso das cortinas) e uso doméstico.

Cortina higienizada / Após deteção de contaminação (O fio contaminado muda de branco para carmim).

O projeto teve a duração de nove meses, e conseguiu cumprir o objetivo inicial de desenvolver uma linha de têxteis-lar com propriedades antimicrobianas e artigos que permitem para uma possível contaminação. O projeto seguiu duas linhas: uma de desenvolvimento de colchas e mantas com propriedades antibacterianas, e outra com o desenvolvimento de uma cortina com um sistema de sinalização de contaminação. Na primeira linha foram obtidas novas soluções de colchas e mantas em 100% algodão com propriedades antimicrobianas, com a capacidade de manter uma atividade forte até 30 ciclos de lavagem a 60 graus e secagem em tambor, simulando as lavagens mais usuais em lares, IPSS e hotelaria. Quanto ao sistema de sinalização de contaminação da cortina, foram explorados vários tipos de corantes e diferentes formas de os proteger e ligar ao artigo têxtil, tendo-se optado pela tecnologia space dyeing para a sua aplicação. Foi construído um protótipo demonstrador deste conceito, em que o fio tingido com o corante especial é integrado através da tecnologia jacquard num design específico previamente definido, servindo o fio de sinalizador.

Colchas e mantas com propriedades antimicrobianas.

Cada entidade teve um papel diferente no projeto, com a investigação das propriedades funcionais e validação do desempenho a nível laboratorial a cargo do CITEVE, o tingimento do fio com funcionalização e desenvolvimento de propriedades antimicrobianas na colchas e mantas no domínio da JF Almeida e o design dos produtos, conceção dos tecidos e confeção dos artigos finais da responsabilidade da Têxteis Penedo. Os protótipos finais foram entregues à Santa Casa da Misericórdia de Vizela.

Colcha, manta e cortina.

A pandemia levou os lares a alterar o seu funcionamento e os materiais habitualmente usados, e o projeto Tex4SafeCare deu uma resposta nesse sentido com a oferta de novos produtos com propriedades antimicrobianas e com propriedades de sinalização, sendo uma resposta no combate à propagação da COVID-19.

Dado ser um projeto de curta duração, ficaram alguns pontos que necessitavam de mais tempo de investigação e estudo, nomeadamente no que diz respeito à sinalização da contaminação, cujo efeito ainda não está garantido após lavagens. Quanto às propriedades microbianas, este projeto deu resposta do número de ciclo de lavagem em ciclos com mais temperatura e mais longos, com lavagem a 60ºc com secagem em tambor, ciclos mais usuais em hotelaria, IPSS e lares. O produto com propriedades antimicrobianas já tem um processo otimizado e pronto para ser comercializado.

Os protótipos finais foram entregues à Santa Casa da Misericórdia de Vizela.

 

O Apoio do COMPETE 2020

Este projeto foi desenvolvido ao abrigo do apoio COMPETE 2020 - POCI-01-02B7-FEDER-057765, com o objetivo principal de reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. A empresa Têxteis, J. F. Almeida, S.A. foi a entidade beneficiária e contou como copromotores a Têxteis Penedo, S.A. e o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal – CITEVE. O projeto teve início em 01-07-2020 e a sua data de conclusão 31-03-2021. O custo total elegível do projeto foi de 271.394,93 EUR. Sem esta linha de apoio seria praticamente impossível a realização deste projeto.

 

Imagens do Projeto

Colcha em tear | Confeção Têxteis Penedo
 
 
Colcha em Tear | Confeção Têxteis Penedo

 

Ensaios | CITEVE

 

Tingimento | JF Almeida

 

Acabamentos | Têxteis JF Almeida

 

LINKS

Têxteis, J. F. Almeida: Website | Facebook

Têxteis Penedo: Website | Linkedin

CITEVE: Website | Facebook | Twitter

14/12/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa