Nova Gama de Vinhos do Porto, com base num inovador método de seleção de aguardentes vínicas

Em declarações ao COMPETE 2020, Fernando Alves, Head of R&D da Symington Family Estates e responsável do Q-AD4PurePort falou do projeto e da importância do apoio dos Fundos Europeus:

“A realização deste projeto permitiu adquirir conhecimentos inovadores no âmbito do vinho do Porto e das aguardentes utilizadas na sua produção. O apoio do COMPETE 2020 foi fundamental para reunir um consórcio de excelência na área, liderado pela Symington Family Estates,  focado no estudo científico de um produto tão português: o vinho do Porto. A compreensão do impacto de diferentes fatores na composição volátil destes vinhos, tais como a introdução de aguardente no seu processo de produção, vai abrir portas para um conhecimento mais profundo e científico da produção do vinho do Porto.

A SFE considera que o apoio concedido pelo COMPETE 2020 foi fundamental para se atingirem os objetivos definidos no projeto Q-AD4PurePort, nomeadamente nas áreas de estudo da composição volátil dos vinhos do Porto e das aguardentes vínicas integradas no seu processo de produção. O desenvolvimento de um método analítico altamente inovador e preditivo de caracterização e seleção de aguardentes, a ser integrado para produção de vinhos do Porto Pure Port, para aplicação em cocktails, é, sem dúvida, uma mais-valia para o setor do vinho do Porto”.

 

Enquadramento

A indústria do vinho é uma das principais indústrias do nosso País, à qual estão associados milhares de postos de trabalho e uma representação considerável ao nível das exportações nacionais. Ao longo dos últimos anos o mercado do vinho tem vindo a sofrer alterações relevantes, verificando-se um aumento significativo do nível de exigência dos consumidores, que cada vez mais condiciona as “marcas”, obrigando os produtores a apostar na qualidade e diferenciação dos vinhos que são desenvolvidos e colocados no mercado.

A Symington sendo um dos líderes no seu sector, muito marcado pela importância do Vinho do Porto, sentiu uma clara necessidade de diversificação da oferta de produto neste segmento, apostando em novas gamas de vinhos de Porto, como forma de dar resposta às novas exigências e demandas de mercado, em muito relacionadas com os atuais estilos de vida dos consumidores. A política de desenvolvimento de produto adotada pela empresa tem como foco o desenvolvimento e obtenção de níveis elevados de qualidade, suportados por uma forte componente de investigação científica com objetivo de consolidar e obter resultados fidedignos que possam servir de base para a aposta em novos segmentos de mercado.

Neste sentido, no processo de definição/idealização deste projeto, concluiu-se que era este o momento de desenvolver uma nova linha de vinho do Porto “Branco”, “Tawny” e “Ruby”, com destino “Cocktail”, tendo por base um sistema de seleção de aguardentes, totalmente disruptivo em termos de sector de mercado, com um novo branding, uma imagem jovem, direcionado precisamente para essa camada da sociedade e que, na sua composição, pudesse destacar-se da restante oferta existente no mercado, pelo facto do seu processo de produção ser totalmente inovador, na medida em que vai assentar no estudo e seleção da aguardente vínica a utilizar.

O Projeto

Através do projeto Q-AD4PurePort a Symington tem por objetivo principal o estudo e desenvolvimento de uma nova gama de produtos, uma linha de vinho do Porto “Branco”, “Tawny” e “Ruby”, direcionada para “Cocktails”, através do desenvolvimento de uma nova ferramenta analítica que permita obter determinações robustas das diferentes qualidades de aguardente, melhorando a consistência e qualidade das aguardentes selecionadas pré e pós compra, com capacidade preditiva, capaz de fazer a identificação à partida. Através deste projeto é expectável que venha a ser possível selecionar uma determinada qualidade de aguardente específica para diferentes estilos de vinho do Porto produzidos, “Branco”, “Tawny” e “Ruby”, criando uma nova gama de produtos, altamente inovadores e sem qualquer paralelo no mercado.

O atual procedimento de avaliação e seleção das aguardentes industriais é feito por prova organolética, um processo sensorial e, como tal, sujeito a um elevadíssimo grau de subjetividade, motivo pelo qual existem grandes margens para melhoria substancial, através da introdução das tecnologias analíticas, quantificando e modelando compostos voláteis chaves, presentes na aguardente.

O objetivo mais crítico, base do produto, é desenvolver um método que permita distinguir diferentes categorias de aguardente, favorecendo a produção dos vinhos do Porto nas categorias “White”, “Ruby” e “Tawny” corrente, bem como as versões Premium em cada categoria. Como tal, o valor acrescido desta inovadora ferramenta vai possibilitar a seleção das aguardentes diferenciadoras, permitindo a produção de vinhos do Porto com caraterísticas inovadoras e o consequente lançamento dum novo produto destinado a “Cocktails”, Pure Port.

Ao cumprir os objetivos identificados, o projeto Q-AD4PurePort contribuirá claramente para a criação de novo conhecimento científico, avançado e de valor acrescentado, tirando partido das competências e experiência dos parceiros, conhecimento este que será utilizado e transferido para o promotor empresarial, com vista à produção de uma nova gama de Vinhos do Porto com características únicas no mercado, tendo um impacto relevante no conhecimento e desenvolvimento de aguardentes e vinhos do Porto, garantindo patamares de consistência da qualidade do mais alto nível e, com maior complexidade. O lançamento de uma nova gama de vinhos do Porto, desenvolvida para cocktails, introduz uma nova linha de marketing dos vinhos do Porto correntes, diferenciadores e sem paralelo no mercado. Através da aposta num produto tão nacional e com tanta “força comercial” será desenvolvido este novo projeto, altamente inovador e totalmente orientado para o mercado global.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela Symington Family Estates Vinhos em copromoção com a Universidade de Aveiro e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 908 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 567 mil euros.

Links

Symington: Website

INIAV: Website

Universidade de Aveiro: Website

29/03/2023 , Por Miguel Freitas
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