Linha da Beira Baixa - Modernização do Troço Covilhã-Guarda

Os trabalhos de modernização (requalificação e eletrificação) do troço ferroviário da Guarda – Covilhã da Linha da Beira Baixa, que estava fechado desde 2009, estão terminados.

A cerimónia de conclusão da Modernização da Linha da Beira Baixa, troço Covilhã – Guarda foi no dia 4 de maio de 2021 e contou com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos e a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa para além de outros dignatários.

A linha da Beira Baixa estende-se entre o Entroncamento e a Guarda, numa extensão de aproximadamente 240 km. O troço Covilhã-Guarda encontrava-se encerrado à exploração ferroviária desde 2009, altura em que se diagnosticou que o mesmo não reunia as condições mínimas de segurança para a circulação.

A modernização da Linha da Beira Baixa com a reabertura do troço ferroviário Covilhã-Guarda terá o efeito de contribuir para melhorar as condições de vida das populações locais, para a fixação de pessoas e de empresas e será um estímulo ao desenvolvimento económico regional e um contributo importante para que estes territórios se tornem potenciadores do desenvolvimento do Interior do país.

O Projeto

O projeto integrou, entre outros trabalhos, a renovação integral de 36 dos 46 quilómetros do troço (dez já estavam intervencionados), bem como a reabilitação de seis pontes centenárias, a remodelação de estações e apeadeiros, drenagem e estabilização de taludes e a iluminação e automatização e supressão de passagens de nível.

Esta intervenção no troço Covilhã-Guarda, que contribui para a redução significativa dos tempos de percurso tanto para passageiros como para mercadorias, assume um papel de extrema relevância para o desenvolvimento da região Centro do país, através da potenciação dos corredores internacionais e sua ligação aos nós secundários e terciários da rede de transportes.

O projeto Modernização da Linha da Beira Baixa, troço Covilhã – Guarda enquadra-se nas infraestruturas de elevado valor acrescentado que integram o Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (2014-2020) PETI3+. Neste âmbito o projeto insere-se no corredor internacional horizontal principal a norte com vista à consolidação do corredor ferroviário da rede transeuropeia de transportes (RTE-T) principal Porto/Aveiro – Vilar Formoso e fecho da malha ferroviária RTE-T Covilhã- Guarda.

O Corredor Internacional Norte, onde se integra o troço Covilhã-Guarda, liga o arco metropolitano do Porto e o sistema metropolitano do centro litoral, respetivos portos, aeroportos e plataformas logísticas a Salamanca e ao resto da Europa.

De forma particular, este projeto permite a reabertura da Linha da Beira Baixa, entre a Covilhã e a Guarda e a ligação entre duas linhas ferroviárias da RTE-T, designadamente, a linha da Beira Baixa e a linha da Beira Alta, possibilitando a circulação direta de comboios internacionais pela primeira (sem necessidade das atuais manobras de troca de locomotiva na estação da Guarda), constituindo assim, uma alternativa viável para o tráfego ferroviário internacional à linha da Beira Alta.

Será assim otimizada a exploração ferroviária, dedicando a linha da Beira Alta à ligação ferroviária do norte e centro do país com a Europa, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente. A modernização da Linha da Beira Baixa possibilitará ainda o descongestionamento da linha do Norte e da linha da Beira Alta, constituindo assim um canal alternativo de tráfego internacional de mercadorias a partir das regiões da Grande Lisboa e sul de Portugal.

O Apoio do COMPETE 2020

Trata-se de um projeto promovido pela Infraestruturas de Portugal e cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Eixo Prioritário IV - Promoção de transportes sustentáveis e eliminação dos estrangulamentos nas principais redes de infraestruturas, ao abrigo do Aviso 04/RAIT/2016, envolvendo um investimento elegível de 71,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 60,5 milhões de euros.

Ponto de situação do projeto | Colaboração da Infraestruturas de Portugal

- A empreitada de Modernização do troço da Linha da Beira Baixa entre Covilhã e Guarda está concluída.

- Está em curso a instalação de sistemas de telecomunicações no troço (GSM-R).

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09/06/2021 , Por Miguel Freitas
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