Ghisallo: Investigação e Desenvolvimento de uma nova solução de comutação urbana, assente num novo conceito de veículo elétrico

Leia a entrevista a Ana Machado Silva, Senior Project Manager na Sonae MC e responsável do projeto Ghisallo.

O Projeto

Nas cidades com elevada densidade populacional, a mobilidade e a qualidade do meio-ambiente constituem duas preocupações de acentuada relevância para os cidadãos. Procuram-se cada vez mais alternativas que satisfaçam a necessidade de comutação dos seus habitantes (do inglês “commute”, entendida como a deslocação diária entre casa-trabalho e trabalho-casa), de uma forma sustentável e eficiente, e que levem à redução da utilização do automóvel particular, visando melhorias consequentes a nível do trânsito, da qualidade do ar e da redução do consumo de combustíveis fósseis

Nesse contexto, o projeto Ghisallo, promovido pelas empresas Sonae MC Serviços Partilhados S.A., (promotor-líder), VR Motors, Manuel Soares Gonçalves, e pelas entidades do SCTN Universidade de Aveiro e CEIIA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma nova solução de comutação urbana, baseada num novo conceito de veículo elétrico de próxima geração que garanta uma deslocação segura, confortável, rápida, saudável, ecossustentável, inteligente e multimodal.

 

Entrevista a Ana Machado Silva, Senior Project Manager na Sonae MC e responsável do projeto Ghisallo

 

O que considera ser o elemento diferenciador no projeto Ghisallo?

O conceito do próprio projeto é talvez o seu maior fator diferenciador: uma solução elétrica ciclável, adaptada a contextos urbanos e integrável com transportes públicos, que ajude a promover uma alternativa de mobilidade nas nossas cidades. Um conceito desenvolvido em Portugal e por um consórcio de entidades nacionais!

Quais são os principais desafios com que se estão a deparar no desenvolvimento do projeto?

O projeto Ghisallo inclui diferentes blocos de desenvolvimento, todos interligados e que no seu conjunto contribuem para a materialização do seu conceito global. Em dois desses blocos - o desenvolvimento do motor inovador e alguns detalhes do desenvolvimento do veículo propriamente dito - temo-nos deparado com alguns desafios relevantes, dado o grau de ambição e inovação do projeto. No entanto, diria que o maior desafio o vivemos este ano com o impacto inesperado do covid-19 que obrigou a um abrandamento forçado no ritmo de desenvolvimento de algumas tarefas, numa fase importante da construção do primeiro protótipo. O consórcio está a implementar estratégias para ultrapassar estes desafios.

De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?

Estamos na fase de construção do primeiro protótipo mas destacaria a simulação 3D do conceito final do veículo que ajuda a materializar a nossa visão. Temos também feito avanços muito interessantes no desenvolvimento do motor elétrico.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 812 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 531 mil euros.

07/09/2020 , Por Miguel Freitas