Processo contínuo inovador de produção de Negro de Fumo Recuperado Reforçante para uma economia circular

Desenvolvimento laboratorial e demonstração à escala piloto de novo processo contínuo de pirólise ativada de borracha de pneus em fim-de-vida, gerador de combustível líquido hidrocarbonado e Negro de Fumo Recuperado com especificações Reforçantes.

 

 

 

Testemunho

O negro de fumo recuperado é um material obtido a partir da reciclagem de resíduos ou pneus em fim de vida e resíduos de borracha utilizando o processo de pirólise.

É considerado um substituto ambientalmente amigável para o negro de fumo virgem, pois oferece reduções significativas na emissão de dióxido de carbono (CO 2 ) em comparação com a produção de negro de fumo virgem.

O negro de fumo recuperado é utilizado em várias aplicações semelhantes às do negro de fumo virgem.

Portanto, espera-se que a crescente demanda por produtos sustentáveis e ecologicamente corretos em aplicações como borrachas, borracha sem pneus, plásticos, revestimentos e tintas impulsione o mercado de negro de fumo recuperado. 

João Galopim | Diretor de Operações  

 

Projeto

O projeto i9rCB: Processo contínuo inovador de produção de Negro de Fumo Recuperado Reforçante para uma economia circular, visa o estudo e desenvolvimento de um novo processo de produção, em estado estacionário, de Negro de Fumo Recuperado (rCB) com propriedades Reforçantes (Série ASTM N300, e também N200 e N100), baseado na pirólise de borracha de pneus em fim-de-vida e seguido de etapas de purificação, moagem e peletização.

Neste sentido, a obtenção dos resultados propostos envolverá atividades de I&D, nos seguintes domínios:

a) Desenvolvimento de um processo pioneiro de pirólise de granulado de borracha de pneus em fim-de-vida que funcione em contínuo e produza, para além de um combustível C9+, uma corrente de rCB Reforçante

b) Desenvolvimento de um processo de purificação do rCB Reforçante, por forma a cumprir as especificações ASTM (American Society for Testing and Materials) e restrições impostas para aplicações de contacto humano e embalagens alimentares, relativas ao conteúdo em compostos orgânicos voláteis (COV) e a hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH)

c) Modificação de uma instalação piloto já existente (que produz apenas rCB Não Reforçante) para produzir as novas classes de rCB Reforçante

d) Caracterização e controlo de qualidade, análise de ciclo de vida, ecotoxicologia e impacto ambiental (seres vivos, solo e meio aquático)

Unidade piloto existente, à qual será conectada a unidade piloto que está em construção, no âmbito do projeto.
 

Consórcio

O projeto, é promovido pelo promotor líder:

> Anexatriunfos, Lda.,

E pelos copromotores:

> BB&G: Alternative Worldwide Environmental solutions, Lda.

> Universidade de Aveiro (UA) e

> NewPower, Comércio de Equipamentos Electrónicos Lda.

 

Onde pode ser utilizado

O rCB Reforçante tem vindo a ser crescentemente procurado nos mercados internacionais como substituto do Negro de Fumo virgem. A série de rCB N300 é sobretudo utilizada como agente de reforço em borrachas, pneus e plásticos, mas, pelas suas propriedades, pode também ser incorporada em revestimentos diversos (p. ex., para automóveis, de madeira, eletrónicos, em pó, industriais, arquitetónicos, dissipadores de eletricidade estática, de tabliers), correias de distribuição, mangueiras, tubagens e outras aplicações para automóveis, tintas, toner e tinteiros de impressão.

Devido à sua importância e versatilidade, é importante referir que esta especificação (N300) representa 30 % do mercado global de rCB. Este rCB poderá ser vendido a grandes empresas, nomeadamente, fabricantes da indústria automóvel e afins (p. ex., produtores de pneus, borracha vulcanizada, correias transportadoras e movimentadores de pessoas).

 

Resultados esperados

A Empresa pretende, a partir de 2024, iniciar a venda de sistemas de conversão para produção de rCB, já com inclusão das novas especificações, nomeadamente a Série N300.

A ANEXATRIUNFOS irá aportar ao mercado uma solução completa, limpa, rentável, e que irá colmatar uma clara lacuna do mercado atualmente, convergindo para a resolução de um problema ambiental, aliado aos interesses económicos dos seus potenciais utilizadores, mas também com um impacto muito positivo no que se refere à exploração do seu próprio modelo de negócio.

 

Impacto do projeto

Com o projeto i9rCB, a Anexatriunfos pretende desenvolver um processo global de produção, purificação, moagem e peletização de rCB Reforçante (Série N300) que seja sustentável e com reduzido impacto ambiental, quando comparado com os processos tradicionais implementados atualmente.

A crescente procura por alternativas aos produtos fósseis, como são o caso dos produtos petrolíferos, de onde é retirado o Negro de Fumo Virgem, tem vindo claramente a crescer a nível mundial, sendo, neste caso, a tecnologia comercializada pela ANEXATRIUNFOS perfeitamente enquadrável no contexto da Economia Circular, permitindo uma redução da pegada de carbono, contribuindo decisivamente para a redução das emissões de gases com efeito de estufa na atmosfera e portanto, com um impacto muito positivo para o ambiente. Deste ponto de vista estamos perante uma tecnologia ‘verde’, rótulo com o qual as grandes marcas e fabricantes pretendem ser conotados. Será essa a estratégia de comercialização, isto é, a sua utilização enquanto tecnologia limpa.

A tecnologia base inerente ao novo processo de purificação de rCB, permite uma redução das emissões de CO2 face aos métodos e tecnologias existentes destinados à produção de Negro de Fumo virgem (a partir do petróleo bruto).  A tecnologia pirolítica, inovadora e diferenciadora, irá permitir o processamento de resíduos de pneu em fim-de-vida, bem como a geração de subprodutos que são valorizados e reintroduzidos no ciclo produtivo.

O pneu usado passará a ter utilidade enquanto matéria-prima numa indústria de transformação, sendo a jusante reutilizado no setor automóvel, entre outros.

 

Testemunho de João Galopim Diretor de Operações

A empresa encara o presente apoio do COMPETE 2020 como uma ferramenta essencial, tendo em conta a necessidade de recurso a atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico. Atualmente e olhando para um horizonte temporal a 3 anos, as áreas de investigação são prioritárias para satisfazer as necessidades relacionadas com a maturação do produto e autonomia de recursos técnicos, por forma a permitir incorporar um produto com elevado valor acrescentado, de forma mais célere e consistente nos mercados, com um valor comercial que espelhe a sua elevada qualidade e diferenciação.

O presente projeto e apoio possibilitará assim à empresa dispor numa escala piloto, de um módulo de tratamento e acabamento do produto “Negro de Fumo Recuperado”, simulando por completo o ambiente de fábrica, mitigando riscos, ganhando  capacidade de testagem e de amostragem para com os potenciais clientes.

 

Apoio

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT empresarial na vertente de co-promoção, o projeto ‘i9rCB: Processo contínuo inovador de produção de Negro de Fumo Recuperado Reforçante para uma economia circular’ envolveu um investimento elegível de 1.600 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 1.090 mil euros.

23/07/2021 , Por COMPETE 2020