Finance for Growth apoia o crescimento das PME portuguesas

No âmbito do Programa Capitalizar, acordou-se o lançamento de “um programa de capacitação de empresas” corporizado no Finance for Growth. Todas as atividades previstas neste programa acontecem em cinco locais das regiões de convergência Norte, Centro e Alentejo: Leça da Palmeira, Santarém, Aveiro, Leiria e Vila Nova de Famalicão.

Num primeiro momento realizam-se 5 sessões, denominadas Finance Talks for Growth, das quais está apenas por realizar uma em Vila Nova de Famalicão, dia 12 de março. O programa e as inscrições estão disponíveis em www.financeforgrowth.pt.

Nestas cinco sessões, as empresas têm a oportunidade de conhecer o projeto, debater temáticas como inovação, estratégia e financiamento, assim como assistir à apresentação e discussão de diversos casos de sucesso, representativos das zonas do país onde decorrem as sessões.

Aumentar a competitividade, a inovação e a internacionalização das empresas portuguesas é o principal objetivo do Finance for Growth, que se propõe fazê-lo através de um reforço da informação e do incremento das competências empresariais ao nível da informação e gestão estratégicas.

Mais em detalhe, pretende-se estimular a diversificação de fontes de financiamento das empresas portuguesas, assim como melhorar as condições de acesso ao financiamento das mesmas, com vista a uma retoma mais forte do investimento empresarial privado. Simultaneamente, tem em vista apoiar a capitalização, para promoção de estruturas financeiras mais equilibradas, promovendo o acesso a um ecossistema de competitividade, inovação e crescimento sustentado.

Através do Finance for Growth, pretende-se que as PME disponham de um instrumento à medida dos seus projetos de curto e médio prazo: Finance Talks for Growth (informação); Sessions (conhecimento); Labs (desenvolvimento de estratégias, modelos, práticas); Meetings (networking); Events – notoriedade.

As atividades do programa Finance for Growth concretizam-se através do acesso direto e alargado a um ecossistema líder de especialistas, com a consultoria a cargo da Universidade Católica Portuguesa – Porto, aos quais se juntam investidores, advisors, opinion makers e empreendedores. O Finance for Growth cria ainda a oportunidade de interação e partilha de experiências com outras empresas, com iguais aspirações de crescimento e os mesmos desejos de desenvolvimento.

Para participarem, as micro, pequenas e médias empresas que tenham interesse em fazer parte deste programa poderão inscrever-se já nas Finance Sessions for Growth em http://financeforgrowth.pt.

Fonte : Press Release AEP

 

 

13/03/2019 , Por COMPETE 2020