ALMENCOR2020

Desde os tempos antigos que as amêndoas são apreciadas pelo seu sabor, textura crocante e cada vez mais pelo seu valor nutricional, visto serem ricas em vitamina E, antioxidantes e hidratos de carbono. Atualmente, a amêndoa é disponibilizada ao mercado em diferentes formas, acabamentos e calibres tendo em conta as diferentes aplicações possíveis ou formas de consumo, como snacks, natura, torrados ou para pastelaria e outras receitas onde o miolo de amêndoa é parte de várias receitas. A amêndoa pode ainda ser utilizada para extração de óleo de amêndoa e ser transformado em manteiga de amêndoa ou leite de amêndoa. As amêndoas são uma rica fonte de óleo, com valores variando entre 36 a 60% da massa seca do miolo. O óleo de amêndoa é usado como hidratante para a pele.

Ao longo do projeto será criada uma nova unidade de produção localizada em Évora que tem como objetivo fazer uma primeira transformação da amêndoa. A criação da unidade, a sua dimensão e as características do equipamento previsto vêm responder a um conjunto de oportunidades detetados no mercado global de amêndoa e que beneficia de condições preferenciais de funcionamento na região do Alentejo dada a proximidade e acesso facilitado à matéria-prima.

O ALMENCOR2020 tem como objetivo garantir o fornecimento de miolo de amêndoa que responda aos mais elevados padrões de exigência a nível internacional. Para tal, e para além da capacidade tecnológica do equipamento, há dois grupos de investimentos estruturantes: Material de laboratório para análise da matéria-prima e produto acabado necessário para controlar todo o processo garantindo que são cumpridas as condições ideais de humidade, cor, aroma e condições microbiológicas, físicas e químicas da amêndoa e Equipamento informático e software de produção que permitirá, entre outras funcionalidades, assegurar a rastreabilidade do produto. De facto, com o objetivo de fornecer uma amêndoa de excelente qualidade aos seus clientes e de responder positivamente aos requisitos dos segmentos mais exigentes a ALMENCOR garantirá a total rastreabilidade de cada lote de produto sendo possível identificar a localização do pomar, tratamentos a que este esteve sujeito, informação sobre o processo de colheita e descasque, entre outros.

A nível tecnológico o equipamento previsto é o mais avançado não existindo neste momento outra unidade industrial semelhante na Europa. O projeto destaca-se assim pela eficiência do processo produtivo, baixos custos de transformação, qualidade do produto final e segurança alimentar associada aos processos:

- Fácil manuseamento e elevado nível de automação: todos os procedimentos são automáticos;

- Elevada eficiência na separação do miolo de amêndoa da casca dura e do refugo;

- Reduzidos tempos de manutenção (ex.: as telas da maioria dos sistemas de transporte são substituídas em minutos);

- Os equipamentos de quebra de casca dura dispõem de rolos rotativos e ajustáveis tornando a linha perfeitamente capaz de receber quer amêndoa casca dura, quer amêndoa de casca mole;

- A flexibilidade para responder a diferentes tipos de amêndoas permite alargar o leque de fornecedores, recebendo quer amêndoa de casca rija, quer amêndoa de casca mole;

- Alta eficiência de descasque com baixo consumo de energia;

- A seleção da linha de descasque teve em conta quatro Fatores Chave: automação e produtividade, segurança alimentar, durabilidade, flexibilidade;

- Os acabamentos e superfícies de contacto atendem aos rígidos requisitos de higienização. Assim, foram selecionados equipamentos cujo design facilita o processo de higienização.

A escalabilidade é neste sector e para uma unidade industrial desta dimensão de importância crucial o que implica a garantia de fornecimento da matéria-prima. Para tal a ALMENCOR está já a estabelecer contratos de fornecimento em exclusivo com produtores nacionais.

Numa primeira fase, as amêndoas sem casca produzidas na nova unidade serão vendidas a outras unidades de produção, onde as amêndoas podem passar por diferentes processos para dar origem a vários produtos finais, como amêndoas naturais, branqueadas, torradas, em fatias, em cubos, moídas, entre outros. A casca dura que é removida do processo usando aspiradores é em seguida recolhida em filtros, sendo encaminhadas para uma tulha em armazém específico através de tapetes, constituindo um subproduto que pode ser usado para produção energética ou para alimento para animais Futuramente, a ALMENCOR passará também a intervir nos processos a jusante transformando as amêndoas e comercializando uma linha de produtos com marca própria. Entre estes produtos estarão as amêndoas torradas com sal/vários sabores, amêndoas de chocolate, e leite de amêndoa. Serão ainda comercializadas as amêndoas fatiadas e a farinha de amêndoa.

 

Apoio

O projeto promovido pela ALMENCOR – Comercialização e Descasque Alentejano de Frutos Secos, Lda. conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos Inovação Produtiva, envolvendo um Investimento elegível de 12 milhões euros o que resultou num Incentivo de 8,5 milhões de euros.

16/08/2017 , Por Miguel Freitas