Projeto YEB - Young Entrepreneurs' Boosting

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto YEB - Young Entrepreneurs' Boosting visa capacitar jovens empreendedores(as) de Regiões e Territórios de Baixa Densidade para uma transformação pessoal, apoiando-os(as) na sua estruturação como empreendedores(as), tendo em vista o seu êxito enquanto “empresários(as)”.
 
 
 
1. Síntese
 
O projeto YEB - Young Entrepreneurs' Boosting pretende capacitar os jovens das regiões do interior para o empreendedorismo qualificado, através de metodologias inovadoras que promovam o espírito empresarial, como resposta aos desafios sociais e societais associados à valorização dos territórios de baixa densidade empresarial.
 
Promovido pela NERVIR - Associação empresarial, o projeto introduz metodologias inovadoras adaptadas às realidades do interior do País, na convicção de que não existem boas ideias sem clientes que as desejem e que 95% do sucesso da ideia está na sua concretização: foco na abordagem operacional, nos clientes, nas potencialidades da digitalização, na ligação à realidade e na comunicação.
 
 
2. Testemunho de NERVIR - Associação empresarial 
 
O projeto YEB - Young Entrepreneurs' Boosting pretende capacitar jovens empreendedores/as de Regiões e territórios de Baixa Densidade para uma transformação pessoal, apoiando-os/as na sua estruturação como empreendedores/as, tendo em vista o seu êxito enquanto “empresários/as”.
 
O projeto YEB será estabelecido a partir das Associações Empresariais NERVIR, de Vila Real e AEBB, de Castelo Branco, visando promover o Empreendedorismo de um grupo de 50 empreendedores, do Interior Norte e Centro de Portugal, detentores de CET ou frequência Universitária, finalistas e licenciados, com ideias de negócio que deem resposta a desafios sociais e societais relacionados com os seguintes sectores: Produtos de Quinta, Serviços ao Turismo, Economia Social, Tecnologias, Sustentabilidade e Ambiente e Mobilidade.
 
O projeto tem como foco as regiões do interior Norte e Centro, com epicentro nas capitais de distrito Vila Real e Castelo Branco, ambas regiões do interior de enorme potencial, pretendendo, por via do empreendedorismo, responder a desafios sociais, através da aplicação de soluções inovadoras, que criam valor, tenham potencial de transformação e maximizem recursos territoriais existentes.
 
O apoio do COMPETE 2020 é fundamental para podermos otimizar o potencial empreendedor dos jovens da regiões dos distritos de Vila Real e Castelo Branco, que de outra forma não teriam uma orientação tão eficaz para o desenvolvimento das suas ideias.
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto YEB - Young Entrepreneurs' Boosting é uma iniciativa da NERVIR – Associação Empresarial, cofinanciada pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e envolve um investimento elegível de 591 mil euros, o que resultou num incentivo FSE de 502 mil euros.
 
 
4. Links
 

05/05/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia