Tecnologia portuguesa simplifica o desenvolvimento de dispositivos IoT

Otimizar o desenvolvimento e a produção de tecnologias na era da Internet das Coisas é o objetivo do projeto Internet of Things in Package (IoTiP), promovido pela Nanium S.A. em parceria com o Fraunhofer Portugal com o apoio do COMPETE 2020.

 

1. Síntese

Otimizar o desenvolvimento e a produção de tecnologias na era da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é o objetivo do projeto Internet of Things in Package (IoTiP). A NANIUM S.A. e o Fraunhofer Portugal AICOS estão a desenvolver um ecossistema que combina componentes de hardware, firmware e software num único dispositivo eletrónico modular. O IoTiP terá um formato extremamente compacto e energeticamente autónomo, e inclui a capacidade de sensorizar o mundo exterior e comunicar sem fios.

O mercado emergente da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) apresenta vários desafios sobretudo no que respeita ao tempo de desenvolvimento e à industrialização dos produtos. Neste contexto, a NANIUM S.A. e o Fraunhofer Portugal AICOS estão a promover um projeto de desenvolvimento, denominado Internet of Things in Package (IoTiP), apoiado pelo COMPETE 2020. A plataforma IoTiP foi concebida para apoiar a produção massiva em ambiente industrial, o que vai facilitar o desenvolvimento de tecnologias IoT. Com o projeto IoTiP, as duas entidades parceiras pretendem reforçar a visão de mundo interconectado e contribuir para o crescimento da IoT numa escala global.

O projeto IoTiP reúne deteção, processamento, gestão de energia e comunicações por rádio no System-in-Package (SiP). O SiP estabelece novos padrões de miniaturização e, através da plataforma IoTiP, permite adicionar novos recursos para cobrir uma enorme variedade de aplicações. Através do ecossistema IoTiP, os “developers” vão poder interagir com o SiP, o que vai simplificar e acelerar o desenvolvimento de tecnologias IoT.

A primeira apresentação pública do projeto aconteceu durante o workshop Internet of Nano Things (IoNT), que se realizou nos dias 7 e 8 de março no Instituto Ibério de Nanotecnologia, em Braga.

 

2. Apoio do COMPETE 2020

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização) no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, o projeto IoTiP teve um investimento elegível de 669 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 377 mil euros.

José Moreira da Silva, Diretor de R&D e Operações da NANIUM S.A. explica a importância do financiamento obtido. “O apoio do programa COMPETE 2020 facilita a realização das atividades de investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras e avançadas para aplicações de “Internet of Things”, possibilitando à Nanium a participação em mercados globais altamente competitivos e com taxas de crescimento elevadas”.

 

3. Links

>     Website da Nanium, S.A. 

>     Website da Associação Fraunhofer Portugal Research

>    Primeira apresentação pública do projeto 

 

21/03/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
FEEI