NanoMask: A inovação em máscaras FFP2

Conversamos com José Guilherme Dias, da Poleva sobre este projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que visou criar um novo conceito de máscara FFP2, termoformada a partir de um filtro com gradiente de capacidade de filtragem (nano/micro) para uso em contexto profissional.

 
1. Síntese
 
Cofinaciado pelo COMPETE 2020, o projeto NanoMask visou o estudo, investigação e desenvolvimento de um novo conceito de máscara FFP2, com base em estruturas polimétricas celulares e fibrosas nanoestruturada, para utilização no setor da saúde. 
 
Conversamos com José Guilherme Dias, da Poleva sobre este projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020.
 
1.1. Enquadramento
 
Com a pandemia Mundial, COVID-19, constata-se que no caso dos equipamentos de proteção individual (EPI), nomeadamente as máscaras de proteção de uso profissional (FFP2), há uma forte dependência do mercado externo para suprir as necessidades por parte dos profissionais de saúde. 
 
No mercado não foram identificadas entidades nacionais que produzem este tipo de dispositivos, pelo que urge a necessidade de se desenvolver o conhecimento, ao nível nacional, para o desenvolvimento e produção deste bem transacionável. 
 
A Poleva possui alguma experiência, na termoconformação de máscaras, resultante de trabalhos prévios que tem vindo a desenvolver com a TecMinho, que iniciaram com a pandemia COVID-19.
O objetivo do projeto NanoMask é o desenvolvimento de uma máscara FFP2 termoformada, a partir de um filtro com gradiente de capacidade de filtragem (nano e micro) para utilização em contexto profissional, com o necessário reconhecimento como EPI, de acordo com a normalização existente (EN149). 
 
O projeto divide-se em seis atividades, para a conversão de ciência e tecnologia em produtos inovadores respondendo ao mercado, no âmbito da COVID-19, e no futuro, contando com necessidade de proteção por grupos profissionais e pelos cidadãos. 
 
Visto o estado da arte, não existem máscaras com este conceito inovador, o que irá permitir reduzir a quantidade de material e aumentar a eficiência da filtração, com melhoria do conforto proporcionado ao utilizador.
 
1.2. Testemunho de José Guilherme Dias | Poleva
 
“O projeto Nanomask é visto pela Poleva como uma oportunidade de qualificar a empresa em processos produtivos que, até à data eram desconhecidos na estrutura produtiva.
 
O COMPETE 2020 foi a janela de oportunidade no sentido de adquirir conhecimento qualificado no desenvolvimento de equipamento de proteção individual devidamente certificado e, com isto, poder ajudar a combater uma lacuna no mercado, tendo em conta o contexto pandêmico em que vivemos.
 
Apesar do pensamento empresarial da Poleva ser no sentido de adquirir conhecimento multifacetado e multissectorial, neste contexto em que vivemos, sem a ajuda do COMPETE 2020 a incursão pela aquisição de conhecimento a nível de EPI's não seria de todo uma possibilidade realizável”.
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, no âmbito do Aviso 15/SI/2020, o projeto Nanomask envolveu um investimento elegível de 273 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 230 mil euros.
 
3. Links
 

 

25/06/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
FEEI