CENTI protege direitos de propriedade industrial de tecnologia para sistemas de medição de combustível

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projecto SENSE-IP surge da necessidade de proteger a propriedade industrial inerente a uma solução tecnológica inovadora relacionada com o desenvolvimento de um depósito de combustível em material compósito com funcionalidades de medição do volume de combustível embebidas, especialmente para uso em veículos aeronáuticos.

 

1. Síntese

Promovido pelo CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, o projeto SENSE-IP visa a proteção dos direitos de propriedade industrial (PI), a nível internacional, dos resultados gerados no âmbito do projeto I&DT em copromoção “SENSE”, do anterior Quadro Comunitário QREN, realizado em parceria entre o CeNTI, o CEiiA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel e a empresa Critical Materials S.A. No projeto “SENSE” foi desenvolvida uma tecnologia, baseada em materiais compósitos, para redução de peso dos sistemas de medição de combustível. 

2. Enquadramento

O projeto SENSE-IP surge da necessidade de proteger a propriedade industrial inerente ao desenvolvimento de uma solução tecnológica inovadora relacionada com o desenvolvimento de um depósito de combustível em material compósito com funcionalidades de medição do volume de combustível embebidas, especialmente para uso em veículos aeronáuticos. 

Os sistemas convencionais de aquisição do volume/nível de combustível são sistemas metálicos, muito pesados e comportam uma tecnologia de aquisição eletrónica complexa. Atualmente, há uma crescente procura, sobretudo no que concerne a veículos aéreos não tripulados (UAVs) com funcionamento a combustível líquido, por sistemas de medição leves e multifuncionais, que possam ser integrados na estrutura das próprias aeronaves. O uso de materiais compósitos na indústria aeronáutica tem sido uma tendência pois possibilita construções mais leves, quando comparadas com as estruturas metálicas como o alumino ou outras, possibilitando um aumento da eficiência dos motores em cerca de 20%, entre outras vantagens.

Os desenvolvimentos gerados no âmbito do projeto anterior de I&DT SENSE, centraram-se na redução do peso das estruturas para medição de combustível a serem integradas na construção de veículos automóveis e aeronáuticos e no desenvolvimento de estruturas compósitas funcionalizadas com sensorização de nível de combustível, integrada. A aplicação de sistemas desta natureza será o futuro, dada a tendência dos mais diversos sectores de substituir os materiais metálicos por materiais compósitos mais leves e multifuncionais.

3. O Projeto SENSE-IP: Tanque de combustível com sensores de nível integrados, em particular para veículos áereos

Com o projeto SENSE-IP, o CeNTI pretende dar continuidade à sua estratégia de valorização, promoção, disseminação e transferência de conhecimento para o setor empresarial. De facto, a proteção para PI (propriedade industrial) para além de garantir um direito de exclusividade para a exploração económica de uma invenção, simultaneamente garante a valorização do esforço financeiro e do investimento em capital humano inerente à conceção da invenção. No âmbito do projeto SENSE-IP foi já submetido um pedido de patente internacional (PCT - Patent Cooperation Treaty) no seguimento do pedido provisório de patente já registado em Portugal. Posteriormente, pretende-se avançar para diferentes fases nacionais e regionais em geografias com mercados relevantes nesta área.

4. Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (Propriedade Industrial), envolvendo um investimento elegível de 44 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 37 mil euros.

5. Links

CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes Website http://www.centi.pt/ Linkedin http://bit.ly/2HwjHKV Twitter https://twitter.com/CENTI_PT

22/02/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa