i9Factory - Capacitar os jovens para escolhas empreendedoras e com potencial no mercado de trabalho

Testemunho de Patrícia Coelho responsável do projeto i9Factory  

Patrícia Coelho | Responsável do projeto i9Factory

O objetivo central do projeto i9Factory foi potenciar as escolhas formativas/profissionais dos jovens, alinhadas com as necessidades da nova indústria e estimular empreendedores à criação de novos negócios em setores intensivos de conhecimento e indústrias culturais e criativas, de forma a reforçar a economia local dos territórios de baixa densidade, das regiões Norte e Centro de Portugal através de diversas atividades que têm sido realizadas. É um projeto que resulta da parceria entre a Associação CATAA, enquanto estrutura CEi (Castelo Branco), e a Incubo (Arcos de Valdevez).

 

O i9Factory tem permitido criar e disponibilizar às entidades do ecossistema empreendedor, um conjunto de ferramentas inovadoras, conhecimento e informação nos domínios do apoio à promoção do espírito empresarial e à inovação vocacionadas para os públicos mais jovens (especialmente na metodologia fablab), e por outo lado, criar e dinamizar um conjunto de ações e iniciativas de sensibilização, destinadas a jovens desde o 3º ciclo até ao ensino superior, para os conceitos da nova indústria fomentando escolhas de percursos formativos e profissionais alinhados com as necessidades dessa mesma indústria e estimulando a inovação e ao empreendedorismo.

 

O contributo financeiro do Compete 2020 e das restantes entidades envolvidas, foi fundamental para as regiões de intervenção, quer para Castelo Branco, quer para Arcos de Valdevez, principalmente nos últimos meses. A alavancagem nos projetos já dedicados ao empreendedorismo jovem e juvenil das nossas instituições está a ser profundamente visível nos resultados alcançados e no estímulo dos jovens para a inovação e, principalmente, no desenvolvimento do perfil e competências empreendedoras.

 

Entre as inúmeras atividades dinamizadas, destacamos os 40 Roadshows Indústria 4.0 onde já participaram mais de 435 alunos de 3º ciclo e 30 Roadshows pelo Ensino Superior que têm como objetivo sensibilizar os jovens para a importância da inovação e empreendedorismo na Indústria 4.0. Além disso, foram realizadas 36 palestras motivacionais que mobilizaram mais de 1.800 alunos, 3 Bootcamps e 9 Ateliês, bem como 3 visitas a espaços de ID&T e a 4 Incubadoras de Empresas, que permitiram aos mais de 2.500 jovens envolvidos nestas atividades, entrarem em contacto com o ecossistema empreendedor, capacitando-os para escolhas inovadoras e com potencial no mercado.

O Projeto

As atividades de sensibilização dos jovens para trabalhos qualificados na nova indústria nas regiões Norte e Centro são particularmente importantes nos territórios de baixa densidade, onde a escassez de mão de obra qualificada ainda é mais intensa e a capacidade de atração de novos talentos externos às regiões é mais reduzida. Espera-se com as atividades do projeto i9Factory atrair os jovens qualificados para a indústria e suscitar o aparecimento de novos empreendedores e empresários que promovam respostas inovadoras aos desafios sociais e societais visando o desenvolvimento económico dos territórios, a melhoria da qualidade de vida das populações e a melhoria do bem-estar da comunidade.

O projeto aposta na promoção do espírito empresarial por via da capacitação e mentoring para novos empreendedores, na ótica de respostas inovadoras aos desafios sociais e societais, e na promoção do ajustamento entre as escolhas formativas e profissionais dos jovens e as necessidades da nova indústria, especialmente da indústria alimentar, da indústria dos materiais e TICE, procurando, a curto e médio prazo, aumentar a qualificação da indústria por via da entrada de jovens talentos qualificados e criativos e promover a mudança no sentido da adoção das prioridades das políticas setoriais de Indústria 4.0, Economia Circular e Transição Energética.

O i9Factory assenta numa estratégia de abordagem inovadora à realidade do empreendedorismo jovem das regiões Norte e Centro, assente numa parceria entre a CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco, enquanto estrutura CEi – Centro de Empresas Inovadoras, e a Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho, duas entidades gestoras de infraestruturas de incubação e de fablabs e com experiência de trabalho em parceria em prol do desenvolvimento das suas regiões. Ambas as entidades têm, na sua estrutura associativa, entidades de I&I, associações empresariais e autarquias, fortemente empenhadas na promoção do espírito empresarial, na criação de novas empresas e no aumento das qualificações dos trabalhadores da indústria nos seus territórios.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Promoção do Espírito Empresarial), envolvendo um investimento elegível de 866 mil euros o que resultou num incentivo FSE de cerca de 736 mil euros.

Links

CATAA | Website

in.cubo | Website

25/05/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa