Marinha: um exemplo notável de inovação ao criar protótipo de ventilador

 

«A vontade é uma pequena coisa que faz uma grande diferença. Com a vontade da Marinha e da Ricardo & Barbosa Lda, o apoio do programa COMPETE 2020 fez uma grande diferença pela independência que um ventilador feito em Portugal a todos confere», partilhou o Sr. Contra-almirante, Valentim Rodrigues.

Em declarações ao COMPETE 2020, o Sr. Contra-almirante Valentim Rodrigues sintetizou o estado de arte do projeto Nortada CEOV X-95, os desafios já superados, as espectativas acerca dos resultados a alcançar e a importância da aliança com a indústria nacional e do apoio dos fundos comunitários.

“O projeto Nortada CEOV X-95 está a ser realizado em regime de co-promoção entre o Ministério da Defesa Nacional - Marinha e a Ricardo & Barbosa, Lda., visando o desenvolvimento de um ventilador mecânico da classe IIb, através de um processo de prototipagem rápida.

No âmbito da resposta do Ministério da Defesa Nacional - Marinha à pandemia do vírus SARS-CoV-2 (COVID-19), a Célula de Experimentação Operacional de Veículos não tripulados (CEOV) iniciou um projeto de investigação e desenvolvimento, com aplicação prática de processos de prototipagem rápida, tendo em vista análise de viabilidade técnica, design, manufatura, assemblagem, testes e ensaios de um protótipo de ventilador mecânico da classe IIb, destinado ao emprego primário em unidades de cuidados intensivos, com a possibilidade de poder ser, eventualmente, utilizado no apoio a pacientes domiciliados em convalescença que requeiram suporte respiratório com recurso a telemedicina. A Marinha, através da visão e do trabalho desenvolvido pelo Comando Naval, centrou-se no desenvolvimento de um ventilador inteiramente desenhado e fabricado em Portugal, como solução imediata para a atual pandemia, e para as futuras, contribuindo para a capacitação de Portugal em termos de dispositivos médicos ventilatórios e defendendo os portugueses nesta nova frente. O Comando Naval, faz assim uso da sua capacidade de adaptabilidade e inovação interna face aos novos desafios e ameaças externas. O espírito de colaboração permanente da Marinha com os parceiros do tecido industrial, apostando na identificação de sinergias focadas em parcerias no desenvolvimento, veio materializar-se neste projeto através da criação do consórcio com a empresa Ricardo e Barbosa. Este consórcio vem potenciar a indústria nacional numa área tecnológica diferenciada (praticamente inexistente), enaltecendo os valores humanísticos, a tecnologia e a ciência nacionais e evidenciando o potencial das Forças Armadas, no caso da Marinha, bem como a importância da investigação e desenvolvimento no nosso país. O principal resultado que se espera alcançar com este projeto é a obtenção, no espaço de 2 a 3 meses, de um ventilador muito completo e tecnologicamente muito competente, a um custo de produção competitivo, disponível para os portugueses desde a ilha do Corvo a Miranda do Douro, e também para aqueles que recorrentemente a nós acorrem em situação de dificuldade, como é o caso dos países de língua e expressão portuguesa, nossos irmãos pela história, pela cultura e pela vivência comum.

Ao aprovar este projeto, o programa COMPETE 2020 evidenciou o mérito técnico do ventilador Nortada CEOV X-95 criado na célula de investigação e experimentação operacional do Comando Naval da Marinha, contribuiu para potenciar a energia, a vontade e a inteligência militar e da indústria nacional, prestigiou a Marinha e as Forças Armadas, e fortaleceu a ligação dos militares à indústria nacional, potenciando também esta última para que possa construir um equipamento novo que trará claros benefícios para a nossa saúde e a nossa economia. A vontade é uma pequena coisa que faz uma grande diferença. Com a vontade da Marinha e da Ricardo & Barbosa Lda, o apoio do programa COMPETE 2020 fez uma grande diferença. Uma diferença que enaltece as Forças Armadas e a indústria nacional, e reforça a nossa liberdade pela independência que um ventilador feito em Portugal a todos confere."

 

Apoio do COMPETE 2020 

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à I&D, na vertente em co-promoção, o projeto Nortada CEOV X-95 contempla um investimento elegível de 439 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 355 mil euros.

06/08/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia