GreenSolarShade

 

Enquadramento

Atualmente existe a nível mundial uma preocupação crescente com as alterações climáticas e a escassez de recursos. Os fenómenos climáticos extremos (ondas de calor, secas, inundações), com consequências graves do ponto de vista humano, social e económico, são cada vez mais frequentes. Em particular, a ocorrência de cheias encontra-se diretamente relacionada a alteração do balanço hídrico natural que resulta do aumento da densidade de construção e sucessiva redução dos espaços verdes e impermeabilização dos solos em meio urbano. Torna-se assim imperativa a implementação de medidas que contribuam para a redução de estes e outros impactos negativos da atividade humana para o meio ambiente.

Consequentemente reconhece-se a necessidade de se tomar medidas concretas para diminuir os efeitos da atividade humana que são nocivos para o meio ambiente, nomeadamente a emissão dos gases com efeito de estufa. Torna-se urgente a nível global implementar ações que promovam a utilização de recursos renováveis. Também no sector empresarial se impõe uma necessidade de se desenvolverem novos produtos e soluções que sejam sustentáveis em termos ambientais e energéticos.

O Projeto

É neste contexto que a Constálica - Elementos de Construção Metálicos, S.A., uma empresa com uma vasta experiência na conceção e no desenvolvimento de soluções para estruturas metálicas identificou o subaproveitamento de certas áreas urbanas geralmente impermeabilizadas como potenciais áreas de aplicação de sistemas de coberturas verdes, como sejam as coberturas em parques de estacionamento automóvel.

Pretende-se com este projeto desenvolver um sistema inovador e sustentável de coberturas verdes assentes em estrutura metálica para sombreamento de parques de estacionamento com capacidade de produção de energia e aproveitamento das águas pluviais. A solução a desenvolver será um sistema híbrido que integra módulos de cobertura verde, painéis fotovoltaicos com seguidor solar, prevendo-se para isso a possibilidade da alteração da posição dos painéis conforme o ângulo solar, e sistema de aproveitamento das águas pluviais. Este sistema terá como base o desenvolvimento de uma estrutura com capacidade de integração dos vários subsistemas, bem como de todos os elementos assessórios inerentes ao funcionamento da solução altamente eficiente de uma forma autónoma e otimizada, com custos de manutenção reduzidos e com elevado potencial comercial.

Pretende-se que esta solução responda simultaneamente a vários problemas ambientais associados ao meio urbano e promova o recurso a fontes de energias renováveis através do sistema solar fotovoltaico com seguidor solar.

Serão alvo de estudo e desenvolvimento as várias componentes do sistema no sentido de se obter uma solução final modular, cujo funcionamento será autónomo, sustentável e otimizado. Para se atingir este fim será necessário: estudar a composição de módulos de cobertura verde  de forma a se obterem elementos com peso e espessura reduzidos; definir um sistema de drenagem e armazenamento das águas pluviais que permita a sua utilização para rega, lavagem de pavimentos e de viaturas; conceber um sistema solar fotovoltaico para vários fins (alimentação de bombas de irrigação, carregamento de veículos elétricos, iluminação noturna, etc.); desenvolver uma estrutura metálica com capacidade de suporte dos módulos e de integração da tubagem e cablagem inerentes ao sistema, bem como do mecanismo seguidor solar.

No âmbito do projeto será avaliado experimentalmente o comportamento mecânico, hídrico, energético e ambiental da solução proposta.

O Consórcio

O consórcio foi estabelecido com base nas competências especiais de cada membro que se consideram ser relevantes e decisivas para o sucesso da implementação deste conceito inovador. O líder promotor Constálica S.A. é uma empresa de referência especializado na conceção e desenvolvimento de estruturas metálicas, nomeadamente com experiência em estruturas fotovoltaicas e estruturas para sombreamento em estacionamentos, terá a colaboração do Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (ITeCons) entidade do SI&I vocacionada para o desenvolvimento de novos sistemas e processos construtivos com valências exclusivas no âmbito de testes e validação de produtos e com a Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP), entidade técnico-científica não empresarial que desenvolve trabalho na área da eficiência hídrica, sendo responsável, em Portugal, pela gestão do sistema voluntário de certificação e rotulagem da eficiência hídrica de produtos e pela edição de Especificações Técnicas para o aproveitamento de águas pluviais e de águas cinzentas em edifícios.

Apoio

Projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 574mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 370 mil euros.

 

 

01/08/2017 , Por Miguel Freitas