Thermaltrace: Etiquetas inteligentes vão indicar temperatura de bebidas enlatadas

Flexible Meridin lidera investigação nacional, no âmbito do projeto Thermaltrace, para desenvolver etiquetas inteligentes que monitorizam, continuamente, a temperatura de bebidas enlatadas, garantindo a sua qualidade e segurança, salienta Alejandro de Ponte, gerente na empresa.

 

1. Síntese do projeto 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto ThermalTrace visou o desenvolvimento de embalagens inteligentes para monitorização, em contínuo, da temperatura de bebidas líquidas sensíveis, como por exemplo, o leite.
 
Para atingir os objetivos propostos, foi criado um consórcio multidisciplinar, capaz de responder às necessidades científicas e tecnológicas, centradas essencialmente nas áreas de engenharia química, materiais e nanotecnologia. O consórcio inclui:
 
Flexible Meridin (FM) 
Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto (ISEP), 
Universidade de Coimbra (UC) 
Universidade Nova de Lisboa (UNL)
 
 
2. Testemunho de Alejandro de Ponte, Gerente na Flexible Meridin
 

Como Microempresa, os recursos e o tempo que estamos dispostos a dedicar a I+D são no mínimo limitados. Sem o apoio de entidades como o COMPETE 2020 as ideias, como as que deram origem ao projeto Thermaltrace, teriam muitas dificuldades em ganhar vida.

Esse apoio ajuda empresas como a nossa a mergulhar totalmente nas nossas ideias e avançar rapidamente para o futuro; graças ao Compete2020, o projeto ThermalTrace chegou a um ponto que, de outra forma, precisaria esperar anos para chegar.

Neste ponto, o ThermalTrace é uma solução real; com algumas formulações otimizadas e ideias de aplicações viáveis. Faltam poucos passos até que o ThermalTrace se torne parte de um produto no mercado.

A agenda comercial costuma ser tudo para as pequenas empresas; quando se está a iniciar, há muito pouco espaço para investigação e desenvolvimento. Agradecemos ao Compete2020; eles ajudaram-nos a catapultar os nossos sonhos para o futuro.

 

 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto ThermalTrace envolveu um investimento elegível de cerca de 981 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 684 mil euros.

24/03/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia