SMASUS: Smart and Sustainable Packaging

O projeto SMASUS visou «oferecer ao mercado e às pessoas embalagens inteligentes e funcionais para medicamentos e suplementos alimentares que monitorizem o estado do produto embalado, de modo a que haja informação sobre se é seguro ou não a sua toma», comenta Tânia Simões, project manager na Neutroplast, na newsletter semanal do COMPETE 2020.
 
 

 

1. Síntese
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa o desenvolvimento de embalagens plásticas inteligentes, funcionais e sustentáveis para medicamentos e suplementos alimentares, recorrendo a soluções de revestimentos ativos e funcionais, sensorização para manutenção/conservação do seu shelf-life e monitorização do estado do produto embalado. Pretende-se consciencializar o utilizador final, não só para um bom armazenamento destes produtos, mas também para potenciar o shelf-life de produtos perecíveis mesmo quando estes não se encontram temporariamente sob condições de armazenamento ideais, podendo não implicar, efetivamente, uma degradação significativa da qualidade do produto.
 
Este projeto visou a criação de uma gama de embalagens mais inteligentes e sustentáveis ao nível do processo produtivo, da cadeia de logística e armazenamento, contribuindo para a mitigação de um problema mundial relacionado com a reciclabilidade do produto, e alavancando a economia regional e nacional. 

 

2. Ponto de Situação 
 
Tânia Simões | Project Manager na Neutroplast​ 

O SMASUS, projeto financiado pelo COMPETE 2020, iniciou em abril de 2021 com o objetivo de oferecer ao mercado e às pessoas embalagens inteligentes e funcionais para medicamentos e suplementos alimentares que monitorizem o estado do produto embalado, de modo a que haja informação sobre se é seguro ou não a sua toma. Aumentando assim a confiança e a segurança do consumidor.

São dois anos de intenso trabalho de toda a equipa envolvida neste projeto – Neutroplast, FCT-UNL e CeNTI – agora que o projeto está quase a terminar estamos muito orgulhosos do ponto em que estamos.

Na própria definição de requisitos das embalagens existem desafios intrínsecos ao facto da embalagem estar direccionada para o mercado farmacêutico e alimentar. Estes desafios foram ultrapassados e foi conseguido o desenvolvimento de sensores e bioindicadores aptos para estes mercados exigentes.  Nesta reta final do projeto, estamos a desenvolver e a optimizar as últimas versões dos prototipos bem como a sua validação de toda a solução. É necessario uma avaliação critica à solução para poder definir a estratégia a seguir, tanto em termos de protecção da solução como a nivel de negócio.  

Acreditamos que no final deste período de investigação e desenvolvimento, poderemos continuar a investir nesta solução e pô-la à disposição das empresas dos sector. 

 

3. Apoio do COMPETE 2020 

 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto SMASUS envolveu um investimento elegível de 888 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 562 mil euros.
 
 
4. Links
 
Neutroplast | Website 
 
FCT-UNL | Website 

CeNTI | Website 

24/03/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia