ECO STEEL TRENDS: Uma fábrica equipada com máquinas com a mais avançada e exclusiva tecnologia disponível no mercado europeu.

Enquadramento

A empresa TRAÇOS RIGOROSOS, SA, adiante TR, foi constituída em 2 de abril 2015, com o propósito de fabricação, transformação e comercialização, montagem e instalação de estruturas metálicas com base em chapas de aço carbono e de revestimentos reciclados para as indústrias aeronáutica, ferroviária, automóvel e da construção, para empresas públicas ou particulares.

O Projeto

O projeto Eco Steel Trends da TRAÇOS visava criar um novo estabelecimento em Vila Nova de Gaia, em particular, uma unidade industrial de produção de perfis metálicos em aço carbono para estruturas de edifícios, coberturas e parques de estacionamento (o que implicava a aquisição e instalação das linhas produtivas e formação do capital humano a integrar), assim como um centro tecnológico do aço carbono para o desenvolvimento de projetos de investigação em soluções ecoResponsáveis aplicáveis a este tipo de indústria, que possibilitaria a criação de 30 postos de trabalho (12 dos quais altamente qualificados) e de uma rede de aprendizagem, investigação e inovação industrial e, com forte aposta na otimização produtiva e dos consumos energéticos e na redução da pegada ecológica, numa clara estratégia de inovação e de produção sustentável.

O centro tecnológico será implantado numa instalação com 1.100m2 existente no Parque Industrial do Olival, o que obrigará à renovação, readaptação e ampliação do espaço para um máximo de 4.000m2 (N.1-2), para garantir a capacidade produtiva e inovativa desejada.

Graças ao apoio do COMPETE 2020, A TR já se encontra, localizada em Vila Nova de Gaia e projeta e fabrica sistemas estruturais CARBSTEEL™ em aço carbono enformado a frio, com diferentes medidas e geometrias de perfis exclusivos calculados para serem implementado sem qualquer tipo de projeto e/ou obra, e está direcionada quer para o mercado nacional quer para o internacional.

A unidade industrial da TR tem cerca de 4000 m² dedicados à produção, assemblagem e expedição e está equipada com máquinas com a mais avançada e exclusiva tecnologia disponível no mercado europeu.

A TR possui, atualmente um departamento de projeto estrutural, composto por equipas técnicas altamente qualificadas, de engenheiros e arquitetos que investigam, projetam, coordenam e planeiam a produção de soluções estruturais CARBSTEEL™, bem como, também coordenam toda a logística, formação e montagem, prestando um acompanhamento personalizado desde do projeto até à conclusão da obra; um departamento de informática que tem como principais objetivos a garantia de segurança e funcionamento de todo o sistema eletrónico de produção e robótica, a manutenção da base de dados, atualização e implementação das melhores e mais avançadas tecnologias informáticas e de produção; e um departamento comercial com a responsabilidade de criar uma relação com o exterior, angariando e dinamizando clientes, quer institucionais quer particulares, no estrangeiro ou em Portugal.

As soluções estruturais, produzidas exclusivamente pela empresa Traços Rigorosos S.A., CARBSTEEL™– SpeedFloor, CARBSTEEL™ – WallFrame, CARBSTEEL™– RoofSystem e CARBSTEEL™ – TrussSystem, em aço carbono enformado a frio, com proteção galvanizada de elevada qualidade, permite obter as melhores prestações em termos de resistência e durabilidade. Fabricam com o melhor aço estrutural disponível no mercado, certificado e reconhecido pelas entidades internacionais no respeitante às normas e códigos dos diferentes países.

As vantagens do sistema estrutural produzido pela TR, passa por:

 

> GARANTIA de 50 anos (máxima proteção à corrosão – S275 g/m2);

> RESISTÊNCIA estrutural e sísmica elevada(350 Mpa);

> FÁCIL manuseamento das estruturas leves;

> VERSÁTIL personalização de tamanhos;

> AJUSTÁVEL a cada situação;

> RÁPIDA e fácil montagem;

> INCORPORAÇÃO de todo tipo de acabamentos.

Por outro lado, as vantagens da solução CARBSTEEL:

Antissísmica | Térmica | Acústica |Confortável | Eficiente | Sustentável |Durável | Rápida | Económica |Baixa Manutenção

 

Utilizando matérias-primas top da europa em bobines de aço carbono tendo como principal fornecedor a empresa sueca SSAB (indústria que já é uma referência em matéria prima para estes setores).

A TR, encontra-se dotada de equipamentos exclusivos - e únicos até então na Europa - para a transformação e produção de estruturas, os equipamentos principais destinam-se á produção de estruturas metálicas de pisos, de edifícios, moradias, reabilitação e telhados.

Deste modo, a TR, pretende posicionar-se como uma aliada das tradicionais empresas de construção com uma solução alternativa às indústrias produtoras das tradicionais estruturas de betão armado e de aço laminado, garantindo reduções na ordem dos 50% nos custos com mão de obra e 66% no tempo quando comparado com o que é custo de implantação da estrutura tradicional (alvenaria, atividades de pedreiro ou trolha).

A TR para a prossecução do seu desígnio de ser líder na aposta de soluções integradas de estruturas em aço carbono vai utilizar uma tecnologia inovadora e única no mundo, a qual está que está a ser apenas utilizada na Austrália e EUA.

A inovadora tecnologia da TR, consiste num conjunto especifico de máquinas produzem estruturas de pisos suspensos até 10 metros de vão (inovação radical), estruturas de naves industriais até 30 metros de vão livre (inovação radical) e para fazer estruturas de prédios até 10 pisos de altura (inovação radical), tecnologia única no mundo.

A tecnologia da TR, coloca no mercado uma solução única estrutural, resistente, antissísmica, térmica, acústica, confortável e corta-fogo, representando um sistema muito mais evoluído do que a concorrência nacional e mundial para a produção específica de paredes, pisos, tetos ou coberturas.

A solução CARBSTEEL™ é realizada com atenção aos mais altos padrões de eficiência energética, de forma a reduzir o consumo de energia, e reduzindo também as necessidades em termos de climatização e ventilação. Deste modo, para garantir a sustentabilidade e eficiência energética são instalados: painéis fotovoltaicos para produção de energia; painel solar térmico para aquecimento de águas sanitárias; soluções de reciclagem das águas de sabão para reaproveitamento nos autoclismos; reciclagem das águas negras e aproveitamento das águas da chuva para a rega; iluminação LED, agregando uma solução inteligente de gestão da utilização da iluminação.

O maior constrangimento à atividade da empresa está associado à inexistência no mercado nacional de técnicos com a qualificação necessária para proceder ao dimensionamento deste tipo de estruturas em conformidade com os Eurocódigos e ao investimento inicial na linha de produção, para o que já definiu parceria com o grupo sueco SSAB para a formação de técnicos portugueses neste setor de atividade com a utilização de aço carbono.

Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 15,9 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 9,5 milhões de euros.

 

O testemunho da empresa:

 

“O promotor deste projeto é um empresário que exerce a sua atividade há mais de 50 anos no concelho de Vila Nova de Gaia, o Exmo. Sr. José Oliveira da Silva, o qual esteve sempre ligado ao sector da construção e da metalomecânica, conhecido pelo seu carácter empreendedor e pela sua ousadia viu neste projeto a possibilidade de implementar no mercado interno e externo, uma solução construtiva absolutamente inovadora.A implementação deste projeto, só está a ser possível graças ao apoio do COMPETE 2020.”

 

11/07/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa