Revi Clean Facade: Desenvolvimento de um sistema de revestimento com elementos cerâmicos auto drenantes para fachadas

Apoiado pelo COMPETE 2020, este projeto contribuirá para reforçar a presença da Revigrés em países mediterrâneos e sul-americanos, onde a utilização de elementos cerâmicos no revestimento de fachadas é uma solução com significativa expressão cultural e arquitetónica.

 

Síntese

O projeto REVI CLEAN FACADE tem como finalidade o desenvolvimento de um novo produto, inserido no domínio dos elementos cerâmicos, para o revestimento exterior de fachadas. 

É do conhecimento geral que um dos principais problemas, no que toca a utilização de produtos cerâmicos para o revestimento de fachadas, prende-se com o aparecimento inestético de sais à superfície nas juntas desses materiais, designados por eflorescências. Desta forma, e uma vez que o mercado não possui nenhuma solução capaz de minimizar/mitigar o aparecimento das eflorescências, pretende-se que o produto a ser desenvolvido apresente caraterísticas inovadoras com vista à minimização deste problema.

Por forma a garantir a robustez e a aplicabilidade da solução, irão ser estudadas argamassas de colagem e a respetiva aplicabilidade em todo o tipo de suportes, garantindo a satisfação de todas as exigências funcionais aplicáveis a revestimentos exteriores de fachadas.

Paula Roque, do Conselho de Gerência da Revigrés, salienta que “o financiamento do COMPETE 2020 é de extrema relevância para a nossa estratégia de internacionalização. REVI CLEAN FACADE é mais um projeto da Revigrés que contribuirá para reforçar a nossa presença em países mediterrâneos e sul-americanos, onde a utilização de elementos cerâmicos no revestimento de fachadas é uma solução com significativa expressão cultural e arquitetónica.

Em colaboração com os restantes promotores que constituem o consórcio, este projeto resultará num produto adequado, não só para novas construções, mas também para projetos de reabilitação, contribuindo para a preservação do valor histórico do nosso património arquitetónico.”

 

Atividades 

> Estudos preliminares que consistirão num estudo de mercado nacional e internacional, na definição das exigências e requisitos funcionais do sistema, na avaliação físico-química de patologias do sistema (realizada com base num levantamento de soluções existentes) e num estudo económico que permita estabelecer limites associados aos custos de produção e do produto em si, garantido a sua capacidade competitiva no mercado.

Conceção e desenvolvimento do sistema que passa pelas definições base de dimensionamento do sistema, simulação numérica dos fenómenos físicos e mecânicos, desenvolvimento de argamassas de colagem e de betumação de juntas, desenvolvimento de material cerâmico, desenvolvimento do sistema de ventilação e desenvolvimento de soluções para adaptação da linha de produção.

> Campanha de validação experimental para a qual se prevê uma caracterização física e mecânica pormenorizada dos vários componentes e sistema. Por último, aplicação do sistema em protótipos à escala real e monitorização.

Promoção e divulgação dos resultados

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto REVI CLEAN FACADE é cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, e envolveu um investimento elegível de cerca de 499 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de aproximadamente 313 mil euros.

 

Consórcio

O projeto será executado em consórcio entre a Revigrés – Indústria de Revestimentos de Grés, Lda (promotor), a Saint-Gobain Weber Portugal, S.A (copromotor) e o ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (copromotor). 

O consórcio é constituído por três entidades nacionais com forte presença no mercado da construção, mas com valências distintas, as quais apresentam plena complementaridade, não apenas de competências, mas também de interesses e motivações. 

 

> Revigrés    

A Revigrés (promotor) constitui uma referência no mundo cerâmico, especializada na produção de pavimentos e revestimentos cerâmicos. Aposta fortemente na investigação, na eco inovação e na criação de produtos multifuncionais e energeticamente eficientes, com vista a uma participação ativa na construção de um futuro sustentável. www.revigres.pt

 

> Weber Saint-Gobain

A Weber Saint-Gobain (copromotor) é líder mundial no desenvolvimento de argamassas industriais desenvolvidas para o mercado da construção e renovação em mais de 50 países. Revela interesse significativo no desenvolvimento de argamassas de base, colagem e juntas otimizadas que visem a aplicação de revestimentos cerâmicos em fachadas. www.weber.com.pt 

 

> ITeCons

O ITeCons (copromotor) é uma entidade não empresarial pertencente às entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Possui conhecimento técnico científico na área das ciências da construção e capacidade laboratorial instalada elevada, que prestará o apoio não apenas no desenvolvimento dos produtos e soluções, mas também na sua caracterização laboratorial.  www.itecons.uc.pt

 

31/01/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
FEEI