AdaptPack: a exploração de tecnologias robóticas avançadas em sistemas de paletização

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e promovido pela JPM - Automação e Equipamentos Industriais, S.A. num consórcio que integra o INESC TEC e o INEGI, este projeto visa desenvolver uma solução de paletização modular, adaptável e flexível para os vários tipos de indústrias e de setores produtivos.

 

1. Síntese

Nos últimos anos, a utilização de sistemas robotizados tem vindo a aumentar, em particular na denominada indústria de grande consumo, onde se incluem, entre outras, a indústria alimentar/bebidas e indústria química. Ao nível da paletização, as soluções utilizadas são geralmente concebidas para garantir elevado desempenho em condições de funcionamento muito bem definidas. Contudo, estas soluções apresentam elevada rigidez quanto a uma possível alteração da configuração do sistema de paletização a novos requisitos de operação, por exemplo, integrados num novo ‘layout’ do processo de fabrico. Além disso, estes sistemas são, na generalidade dos casos, concebidos e desenvolvidos seguindo uma estratégia de Engineer-to-Order e muitas das vezes com um nível de reutilização reduzido, resultando um elevado tempo de conceção e custo de desenvolvimento.

O projeto AdaptPack tem como objetivo principal investigar, estudar, explorar e desenvolver um framework que permita conceber e desenvolver soluções adaptativas de paletização baseadas em tecnologias robóticas, aplicáveis em diferentes setores industriais.

O framework possibilitará o desenvolvimento ágil de equipamentos, totalmente adaptáveis ao manuseamento de produtos com diferentes formatos e de arquitetura modular de elevada flexibilidade, permitindo reduzir, significativamente, os tempos de conceção, construção, montagem e manutenção deste tipo de soluções, e consequentemente os custos associados. 

A abordagem proposta neste projeto inclui o desenvolvimento e validação de um conjunto de componentes que suportem a criação e avaliação de soluções de paletização e, numa fase posterior, o desenvolvimento e montagem da solução a implementar. 

Esta abordagem incorpora conceitos inovadores de modularidade, avaliação de desempenho de produtos/sistemas, tecnologias de simulação para a conceção dos equipamentos e programação robótica, um controlador inteligente para células robotizadas e um gripper adaptativo. 

Em declarações ao COMPETE 2020, João Ferreira, diretor financeiro e de suporte da JPM refere a importância dos fundos comunitários ao declarar: “congratulamo-nos com o apoio dado pelo COMPETE 2020, pois trata-se do reconhecimento da importância que é dada à inovação industrial, sobretudo numa lógica colaborativa, num projeto que acreditamos fortemente poder trazer um grande valor acrescentado à economia nacional, através da sua afirmação internacional.”

 

2. Resultados Esperados

Do projeto irá resultar um conceito inovador e um kit tecnológico (materializado num conjunto de protótipos de software e hardware) que permitirá validar e demonstrar o desenvolvimento de paletizadores adaptativos robotizados. 

Objetivamente, os resultados do projeto AdaptPack permitirão:

  1. Dar resposta a uma lacuna existente no mercado relativamente aos sistemas de paletização, ao desenvolver sistemas adaptáveis ao manuseamento de diferentes tipos de produtos embalados. De notar que os robôs de paletização existentes no mercado são programados para trabalhar com produtos de formato standard. 
  2. Gerar conceitos modulares capazes de, num curto espaço de tempo, permitir ao cliente a montagem de um sistema de paletização com grippers adaptados para diferentes produtos.
  3. Desenvolver tecnologia capaz de endogeneizar as melhores práticas internacionais de design modular e sua avaliação, bem como da avaliação de projeto de conceção multidimensional (Lean Design-for-X) suportado por princípios de Lean Thinking; permitindo assim que a JPM se diferencie no mercado, ao disponibilizar uma solução que dotará os seus clientes da capacidade de aumentarem a diversidade no final da cadeia de produção.

 

3. Apoio do COMPETE 2020

O projeto AdaptPack foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, com um investimento elegível de 1.274 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 849 mil euros.

 

4. Consórcio

A inovação e a aposta em I&D da empresa promotora (JPM) inclui uma forte ligação a entidades do SCT, com as quais desenvolve continuadamente projetos colaborativos de I&D, sendo o AdaptPack um excelente exemplo dessa boa prática.

> JPM - Automação e Equipamentos Industriais, S.A. 

Fundada em 1994, a JPM é uma empresa de base tecnológica que desenvolve soluções industriais avançadas ao nível da automação e bens de equipamento. As elevadas competências tecnológicas e multidisciplinares que detém permitem-lhe abranger toda a cadeia de valor, desde a conceção, produção e instalação ao suporte e manutenção. Ao longo do seu percurso, especializou-se em soluções inovadoras no domínio dos transportadores industriais e logística interna.

Com base industrial em Portugal, opera diretamente em todos os continentes, através da venda e instalação de soluções de elevado valor acrescentando, representando a exportação cerca de 70% da sua atividade. A JPM é reconhecida no mercado como uma empresa de automação e engenharia que otimiza os processos produtivos dos seus clientes, estabelecendo parcerias estáveis e duradouras alicerçadas em confiança, rapidez, inovação e foco nas necessidades dos clientes.

> INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência 

Conta com mais de 30 anos de experiência em I&D e transferência de tecnologia. Com sede no Porto e polos em Braga e Vila Real, o INESC TEC agrega 13 Centros com competências complementares e vocacionados para o mercado internacional. No INESC TEC o saber e os resultados gerados na investigação fundamental são tipicamente aplicados em projetos de transferência de tecnologia, garantindo relevância social acrescentada e imediata.

> INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial 

Criado em 1986, constitui uma instituição de interface entre a Universidade do Porto e vários setores da indústria, orientada para atividades de investigação e desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia. Tem como principal missão contribuir para o aumento da capacidade competitiva do tecido económico e social, através da inovação de base científica e tecnológica aplicada aos processos, produtos e modelos de negócio.

 

5. Links

> Website da JPM - Automação e Equipamentos Industriais, S.A. 

> Website do INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência 

> Website do INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial 

24/01/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020