Já ouviu falar do coMMUTe - Multifunctional Modular Train Floor?

Liderado pela MCG mind for metal, num consórcio com a Amorim Cork Composites, ITeCons e Critical Materials, o projeto coMMUTe visa criar um pavimento flutuante modular e multifuncional para interiores ferroviários com um sistema de aquecimento elétrico inteligente, garantindo conforto em termos de isolamento térmico, acústico e de vibrações.

 

Síntese

O principal objetivo do projeto coMMUTe é desenvolver um novo conceito de piso para aplicação em transportes coletivos, especificamente os utilizados no transporte ferroviário interurbano/regional/de alta velocidade, onde o conforto dos passageiros é um fator relevante devido à duração média da viagem. 

Proposto por 4 entidades em consórcio - MCG, Amorim Cork Composites, ITeCons e Critical Materials - o projeto coMMUTe visa conceber e desenvolver um protótipo de pavimento flutuante modular e multifuncional para interiores ferroviários com um sistema de aquecimento elétrico inteligente, que otimizará consumos energéticos em função da ocupação da carruagem e que será dotado de um sistema de controlo multizona que se encarregará de fazer autodiagnósticos de falhas e recolha de informação estatística relevante.

O sistema a desenvolver apresenta uma resposta a desafios colocados pelas exigências da mobilidade futura aos operadores das linhas ferroviárias, tendos sido adotada uma abordagem modular que permite: 

  • Reduzir o life cycle cost do sistema de piso; tanto no custo de montagem, como no custo total do produto.
  • Garantir conforto ao passageiro, em termos de isolamento térmico, acústico e de vibrações. 
  • Diminuir o tempo de montagem da carruagem, graças ao design de painéis de piso de maiores dimensões e sistemas de encaixe inovadores.
  • Introduzir novas funcionalidades, como o aquecimento radiante e a gestão inteligente de energia.

Espera-se que o produto final, componentes e competências do sistema, venham a integrar o portfólio de produtos oferecidos pelas entidades do consórcio, contribuindo assim para a consolidação da oferta nacional de produtos e serviços num mercado com crescimento sustentado previsto, a nível global, até pelo menos 2020: o ferroviário.

Este sistema inovador de piso será mais do que um componente estrutural, irá abrir caminho para desenvolvimentos funcionais de painéis de aplicação em sistemas de piso inteligente que serão usados na próxima geração de comboios (ex. luzes de segurança encastradas, rede Wi-Fi ou recolha de dados inteligente). 

 

> Consórcio

O projeto coMMUTe é liderado pela empresa MCG, em consórcio com a Amorim Cork Composites, ITeCons e Critical Materials.

 

> Apoio do COMPETE 2020

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, o projeto coMMUTe envolveu um investimento elegível de cerca de 762 mil euros e um incentivo FEDER de 438 mil euros.

Para António Coelho, Diretor de R&D na MCG- Mind for Metal, o “projeto, e correspondente apoio do COMPETE 2020, é importante na medida em que alavanca as atividades de inovação de produto numa área de negócio recente na empresa – MCG transportation, permitindo-lhe posicionar-se como fornecedor de componentes à indústria ferroviária e como referência no fabrico de produtos mais complexos e de maior valor acrescentado. Representa ainda, a par com outros projetos de I&D a decorrer, uma das ferramentas na condução e consolidação da estratégia de diversificação atualmente a decorrer.”

 

> Links úteis

Site do projeto 

MCG mind for metal 

Amorim Cork Composites 

ITeCons 

Critical Materials 

18/05/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020