Tenowa

Tenowa a marca do projeto R4Textiles, um projeto que apostou numa estratégia de investigação que levou à adoção de políticas sustentáveis, de redução do impacto ambiental

Síntese do projeto

No contexto atual de consciencialização ambiental, a RIOPELE tem apostado numa estratégia de investigação que tem levado à adoção de políticas sustentáveis, de redução do impacto ambiental, assente na valorização dos resíduos têxteis e de subprodutos de indústrias agroalimentares próximas geograficamente.

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto R4Textiles visou o desenvolvimento de têxteis sustentáveis - reutilizados e funcionais - com base na valorização de resíduos têxteis e agroalimentares, inserindo-se no novo paradigma da "economia circular".

Sob a assinatura The Rebirth of Textiles, a Tenowa insere-se no projeto R4Textiles, como marca registada da Riopele de todos os produtos desenvolvidos no âmbito deste projeto.

O projeto encontra-se em fase de pré-industrialização, sendo o próximo passo a criação de novas estruturas, novas composições e coloração para apresentação em coleção.

 

Promotores

O projeto está a ser desenvolvido pela empresa Riopele, como promotor líder, em colaboração com o CeNTI, CITEVE, UCP.

 

Apoio

O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT e envolveu um investimento elegível de cerca de 978 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 602 mil euros.

 

Conheça o projeto no artigo:

> Sabia que a Riopele lançou a marca Tenowa, dedicada aos produtos que venham a ser produzidos no âmbito do projeto R4Textiles?

> A marca Tenowa, dedicada aos produtos produzidos no âmbito do projeto R4Textiles, vencedora de vários prémios

15/01/2020 , Por Cátia Silva Pinto