DURIT, em parceria com as Universidades de Aveiro e do Porto, cria solução inovadora na área do metal duro

O projeto HARDCorr permitirá à DURIT posicionar-se de forma competitiva no nicho de mercado do Petróleo e Gás, permitindo à empresa, não só ampliar a sua carteira de clientes, como também, destacar-se dos restantes fornecedores mundiais na área do metal duro, ao apresentar uma solução inovadora e competitiva para um mercado em forte expansão.

 

HARDCorr: Desenvolvimento de metal duro com elevada resistência ao desgaste e à corrosão

1. Síntese

O projeto HARDCorr visou a investigação e o desenvolvimento de novas composições de metal duro, tendo em vista a produção de ferramentas de desgaste especiais com elevada resistência à corrosão para novas aplicações em setores de mercado extremamente exigentes e economicamente rentáveis, como o do Petróleo e do Gás. 

Em declarações ao COMPETE 2020, Flausino Silva, Investigador de IDI e gestor de projetos na Durit comenta que “o projeto HARDCorr permitiu desenvolver conhecimento do comportamento à corrosão e ao desgaste do metal duro, processado com novas ligas, para aplicações em áreas estratégicas”. Salienta ainda o facto do processo ter sido “realizado em parceria com as Universidades de Aveiro e do Porto”.

Como tal, o presente projeto vai ao encontro daquela que sempre foi a estratégia de crescimento da DURIT, ou seja, a concentração em determinados nichos de mercado através da diferenciação das soluções apresentadas.

 

2. Descrição 

O projeto HARDCorr visou a investigação e o desenvolvimento de novas composições de metal duro para a produção de componentes com elevada resistência ao desgaste e à corrosão, bem como o desenvolvimento da tecnologia pulverometalúrgica necessária à produção industrial na empresa DURIT - Metalurgia Portuguesa do Tungsténio Lda. 

As novas composições desenvolvidas e a respetiva tecnologia permitiram a produção industrial de componentes complexos e com propriedades técnicas melhoradas, particularmente ao nível da resistência à corrosão, orientados para os setores industriais do petróleo, do gás e da indústria química.

Para atingir estes resultados, a equipa de trabalho, liderada pela DURIT, reuniu elementos de elevado curriculum em investigação e inovação industrial provenientes da FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro – CICECO. 

A exploração dos novos materiais permitirá à DURIT, por um lado, posicionar-se a par das suas congéneres mundiais num dos temas de maior atualidade na indústria do metal duro, e por outro, expandir o leque de aplicações dos seus produtos, em particular neste mercado de elevada complexidade técnica e valor acrescentado.

 

3. Apoio do COMPETE 2020

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto HARDCorr que envolveu um investimento elegível de cerca de cerca de 697 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 463 mil euros.

 

4. Links

Durit - Metalurgia Portuguesa do Tungstenio LDA

FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Universidade de Aveiro – CICECO 

 

 

21/11/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia