TransConTech – Transferência de Conhecimento Tecnológico no Cluster de Engineering and Tooling

Reconhecendo a importância que o acesso ao conhecimento científico e tecnológico tem na competitividade internacional das empresas, o projeto TransConTech - promovido pelo CENTIMFE com o apoio do COMPETE 2020 – visa disponibilizar recursos no âmbito da Indústria 4.0 e Economia Circular.

 

1. Síntese

O projeto TransConTech tem como objetivo geral promover a valorização e transferência do conhecimento tecnológico através do cruzamento e integração de resultados e tecnologias desenvolvidas em atividades de I&DT, consubstanciando soluções tecnológicas a integrar em novos ou melhorados produtos e processos pelo tecido empresarial, bem como aumentar a partilha de informação tecnológica dirigida ao Cluster de E&T (Engineering and Tooling).

O projeto está focado em dois desafios tecnológicos fundamentais para o presente e futuro da indústria, designadamente Indústria 4.0 e Economia Circular. 

O plano de trabalhos contempla revisitar os resultados dos projetos de I&DT em que o CENTIMFE participou e reproduzir os outputs de forma que possam ser apropriados pela indústria, privilegiando a vertente prática da aplicação dos resultados dos projetos I&DT através da realização de um “sistema de demostração modular”, uma vez que muitos dos projetos se centravam nos processos e no desenvolvimento de metodologias.

Em declarações ao COMPETE 2020, Pedro Lourenço, responsável pelo projeto comenta que «a medida de apoio aos Centros de Interface Tecnológico para a transferência de tecnologia é uma ferramenta essencial para a valorização dos resultados de projetos de I&D no caso do CENTIMFE, uma vez que o processo de valorização geralmente não está associado a ativos de propriedade industrial ou não consubstanciam por si só um novo produto pelo que a sua exploração se torna mais difícil. Normalmente, trata-se de conhecimento que alimenta inovações ao nível dos serviços disponibilizados pelo Centro, pelo que é muito importante desenvolver abordagem que permitam chegar a mais empresas de modo a disseminar o conhecimento. A aposta na transferência de conhecimento tecnológico neste contexto é uma atividade dispendiosa ao nível dos recursos, o que reforça a importância do apoio do COMPETE 2020 na exequibilidade destas ações.»

2. Atividades

As atividades do projeto contemplam uma abordagem dividida em três grandes linhas:

  1. Sistematização do conhecimento e tecnologias desenvolvidas em atividades de I&D, nacionais e internacionais, de forma que tenham aplicação na indústria e sejam potenciadores de novas linhas de investigação e/ou novos produtos e processos. No mesmo sentido, pretende-se demonstrar a funcionalidade e aplicabilidade da integração do conhecimento e tecnológicas em soluções industriais inovadoras.
  2. Monitorização Tecnológica Ativa e Inteligência Competitiva especialmente focadas nas tendências atuais e que constituem elementos chave para a competitividade do Cluster no longo prazo, nomeadamente a Economia Circular e Indústria 4.0. Neste âmbito, pretende-se acompanhar a evolução tecnológica do setor de forma a facilitar a sua integração e exploração, bem como monitorizar conhecimento e tecnologias utilizadas noutros sectores que possam representar oportunidades para o Cluster.
  3. Sensibilização para a utilização do Sistema de Propriedade Industrial (SPI), quer ao nível do apoio à indústria para a sua utilização, quer ao nível da demonstração da sua utilidade como ferramenta de monitorização do estado-da-arte e da concorrência. 

 

3. Resultados Esperados

Os resultados destas atividades são um conjunto de recursos a disponibilizar ao público-alvo, nomeadamente:

> Publicação de resultados de projetos de I&D. > Publicação de matérias relativos ao sistema de demonstração modular > Publicações das ações de vigilância tecnológica. 

Estas publicações serão disponibilizadas através da criação de uma biblioteca digital e da realização de workshops.

As ações que estão em desenvolvimento no âmbito do projeto TransConTech terão lugar na Marinha Grande e Oliveira de Azeméis de modo a abranger as regiões mais representativas do Cluster Engineering and Tooling, bem como dar resposta à natureza multi-regional do projeto.

 

4. Apoio do COMPETE 2020

O projeto TransConTech é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico, com um investimento elegível de 452 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 384 mil euros.

 

5. Links Úteis

Website CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos

Ficha de projeto 

18/01/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa