Lava-louça RODI premiado nos German Design Awards na categoria “Excellent Product Design – Kitchen"

Os German Design Awards, atribuídos pelo German Design Council pelo décimo ano consecutivo, acabam de ser anunciados. Os prémios de renome internacional são atribuídos a empresas cujos produtos e projectos pioneiros se destacam nas categorias de "Excellent Product Design", "Excellent Communication Design" e "Excellent Architecture". Para além dos prémios "Winner" e "Special Mention", o júri entregou um total de 81 prémios "Gold" - a mais alta distinção dos German Design Awards.

16 produtos ou projectos portugueses foram distinguidos com os German Design Awards. Foi na categoria Excellent Product Design que os portugueses mais se destacaram, tendo sido atribuídas sete distinções “Winner”. A distinção “Special Mention” foi atribuída a produtos e projectos que se apresentaram nas três categorias a concurso.

German Design Awards 2022: dez anos a premiar design pioneiro

Os German Design Awards são os mais importantes prémios do German Design Council e estão entre os prémios internacionais de design mais reconhecidos. Desde há dez anos que o German Design Council tem vindo a distinguir designers pioneiros e o seu trabalho com estes prémios. As candidaturas são apreciadas por um júri internacional composto por especialistas de renome de todas as disciplinas do design. O seu julgamento é inestimável – um designer cujo produto ou projecto tenha convencido este júri demonstra possuir uma elevada competência no que toca à inovação em design e um forte enfoque nas exigências dos seus próprios clientes e do mercado. O prémio coloca-o sem dúvida entre os melhores. Um prémio - quer seja "Special Mention", "Winner" ou "Gold" – dá visibilidade e abre caminho para uma preciosa rede internacional de designers e empresas.

Produto Premiado – O lava-louça Invisible 70 da RODI

A distinção “Special Mention” foi atribuída ao lava-louça da RODI na categoria “Excellent Product Design – Kitchen“.

O Invisible 70 é um lava-louça vanguardista de raio 0mm, que inclui uma misturadora retrátil no seu interior. Esta funcionalidade permite a sua instalação à frente de uma janela, ou mesmo esconder o lava-louça na bancada da cozinha. Destaca-se também a válvula retangular e a sua tampa de design exclusivo.

Este modelo inclui ainda uma cuba adicional de dimensões mais reduzidas e com diferentes acessórios, que pode ser utilizada como escorredor de louça ou de alimentos.

Um projeto COMPETE 2020

O lava-louça premiado nos German Design Awards 2022 foi produzido tendo por base um sistema de fabrico implementado no âmbito de um projeto promovido pela RODI, Sinks & Ideas e cofinanciado pelo COMPETE 2020, nomeadamente o “Implementação de processo de produção de rodas para e-bikes e processo annealing na produção de lava-louças”.

No âmbito deste projeto os lava-louças foram alvo de um sistema de fabrico inexistente no mercado português, através do processo de annealing - recozimento - um tratamento térmico feito em fornos especiais que altera as propriedades físicas dos materiais, com o intuito de elevar a sua flexibilidade.

O processo possibilitou à RODI o desenvolvimento de lava-louças de uma gama superior, com formas e designs minimalistas, impossíveis de realizar com os procedimentos tradicionais de soldadura.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto “Implementação de processo de produção de rodas para e-bikes e processo annealing na produção de lava-louças” da RODI - Sinks & Ideas, S.A. conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 6,4 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 3,1 milhões de euros.

23/11/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa