Já ouviu falar do Elevar: Estudo Localizado de Estruturas Verticais com Aeronaves Robotizadas?

Liderado pela Tekever ASDS (Aerospace, Defense and Security), num consórcio com o IST – Instituto Superior Técnico e o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., o projeto Elevar visa obter um protótipo funcional de uma aeronave autónoma equipada com sensores e algoritmos de navegação por visão, que colmata insuficiências já identificadas, permitindo, assim, disponibilizar um serviço que não existe a nível internacional.

 

Síntese

Em declarações ao COMPETE 2020, André Oliveira, Responsável pela Investigação & Tecnologia para Aeronáutica sintetiza a estratégia levada a cabo pela Tekever e a importância do apoio do COMPETE 2020 no âmbito do projeto Elevar.

"A TEKEVER ASDS investe substancialmente em atividades de investigação que permitem amadurecer tecnologias já detidas pela empresa ou desenvolver tecnologias de raiz, as quais são posteriormente exploradas pela empresa e integradas em linhas de produto do Grupo TEKEVER. Neste âmbito a TEKEVER ASDS coopera regularmente com as entidades do sistema científico e tecnológico nacional (nomeadamente as universidades) para escolher as tecnologias mais avançadas e promissoras. O projeto ELEVAR além dos benefícios do sucesso técnico (a validação dos blocos tecnológicos desenvolvidos e a aquisição de Know-How) poderá também ter aplicações futuras junto, por exemplo, de empresas de construção civil, tirando partido da rede de parceiros de Investigação e Desenvolvimento e utilizadores da tecnologia desenvolvida pela TEKEVER ASDS, potenciando assim a criação de um serviço baseado na tecnologia do projeto.

O apoio do COMPETE 2020 é fundamental na medida em que permite à TEKEVER ASDS explorar linhas tecnológicas em diversos campos de forma paralela e mais rápida (aquando como complemento às atividades internas de I&D e investimentos próprios). Este ponto, em conjunto com a partilha de risco potenciada pelo carácter do apoio permite à ASDS poder ser mais rápida que a competição a chegar ao mercado com novos produtos e serviços. Desta forma, tem repercussões em linhas complementares de investigação e desenvolvimento tecnológicos, com efeitos reais na criação de produtos para estes mercados."

 

Sobre o projeto Elevar: Estudo Localizado de Estruturas Verticais com Aeronaves Robotizadas

As inspeções e avaliações realizadas a estruturas de grandes dimensões (eg. barragens, pontes e cabos de alta tensão) são desadequadas pois não são feitas de forma sistemática e dependem dos critérios do responsável pela inspeção. Adicionalmente, estas estruturas apresentam zonas de difícil acesso onde os locais de aquisição de dados são limitados o que recorrentemente compromete a sua precisão e torna estas operações muito onerosas. Algumas soluções existentes baseadas em multicopters são dependentes de um operador e ou GPS, não funcionando de forma autónoma sem a infraestrutura que fornece sinais de posicionamento global. 

A TEKEVER ASDS (Aerospace, Defense and Security) pretende ser uma referência no desenvolvimento e aprofundamento de tecnologias absolutamente inovadoras bem como no desenho de produtos e soluções arrojadas. Assim, a solução Elevar - Estudo Localizado de Estruturas Verticais com Aeronaves Robotizadas consiste na utilização de uma aeronave autónoma equipada com sensores e algoritmos de navegação por visão, que colmata as insuficiências acima referidas. Oferece funcionalidades que, agregadas, permitem disponibilizar um serviço que não existe a nível internacional. 

É um serviço transversal, direcionado a diversos setores-alvo. Movimenta-se no mercado das grandes empresas e Estado, propondo uma solução com a agilidade e usabilidade que permite uma configuração de venda de produto, mas também de venda de serviço especializado. 

O projeto culminará com uma ação de demonstração com o objetivo de atrair os players que intervêm neste negócio, nomeadamente empresas que poderão ser ou clientes finais ou intermediárias, os media, entre outros.

 

Consórcio

O projeto Elevar: Estudo Localizado de Estruturas Verticais com Aeronaves Robotizadas é liderado pela Tekever ASDS (Aerospace, Defense and Security), num consórcio com o IST – Instituto Superior Técnico e o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P..

 

Apoio do COMPETE 2020

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, o projeto Elevar: Estudo Localizado de Estruturas Verticais com Aeronaves Robotizadas envolveu um investimento elegível de cerca de 625 mil euros e um incentivo FEDER de 328 mil euros.

 

Links

Website Tekever ASDS (Aerospace, Defense and Security) 

Website IST - Instituto Superior Técnico 

Website LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. 

07/06/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia