Gera Talentos / Talents Generation

O Gera Talentos é um programa estruturante de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, promovido pela Fundação da Juventude, que visa detetar e estimular jovens talentos para a geração de iniciativas inovadoras e a criação de empresas em atividades nas indústrias culturais e criativas.

 

Enquadramento

Em termos globais, a posição competitiva internacional de Portugal não é muito positiva: no GCI (Global Competitiveness Index do World Economic Forum), em 2013/2014, o país obteve uma pontuação de 4,4 em 7 e o 51.º lugar entre 148 economias, perdendo seis lugares face a 2011.

Ao nível da I&I subsiste uma insuficiente capacidade de alavancar o potencial de conhecimento gerado, nomeadamente na incipiente valorização da investigação aplicada de interesse económico e da transferência de tecnologia e conhecimento para a atividade económica.

Portugal posiciona-se no 18.º lugar na UE28 no ranking da inovação, de acordo com o Innovation Union Scoreboard 2014 (IUS), mantendo o lugar face à edição do ano passado, contudo permanece no grupo de países “moderadamente inovadores”. Comparando num período de sete anos (em relação à edição de 2007), Portugal subiu 5 posições neste ranking europeu de inovação, sendo dos países que mais evoluiu.

No entanto, comparativamente à média da UE, Portugal apresenta uma maior percentagem de empresas com inovação de serviços e processos e uma menor percentagem de empresas com inovação de bens e com introdução de novos produtos no mercado.

A inovação é um fator estratégico de mudança, e é reconhecido que o empreendedorismo é um veículo privilegiado e um instrumento transversal de promoção do desenvolvimento e do aumento da competitividade da economia.

 

O Projeto

O projeto Gera Talentos, promovido pela Fundação da Juventude, consiste na dinamização de um conjunto integrado de iniciativas de deteção, de estímulo e de apoio ao empreendedorismo; de dinamização de iniciativas de mentoria e coaching para apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras, e apoio à capacitação de iniciativas empresariais e à concretização e incubação de novas empresas, que visam a criação e desenvolvimento de novas empresas, com especial enfoque naquelas incluídas em atividades das indústrias culturais e criativas, com elevado potencial competitivo e de internacionalização.

O Gera Talentos é um programa estruturante de apoio ao empreendedorismo qualificado e sobretudo criativo, visando potenciar a capacidade, inovação e criatividade dos jovens talentos, sendo capazes de utilizar os seus recursos para produzir bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, com significado social e cultural, e com geração de valor e de emprego qualificado, reforçando a dinâmica do cluster das indústrias culturais e criativas, potenciando efeitos de arrastamento para a restante economia.

Nessa medida, o projeto inclui uma diversidade de medidas, compreendendo: iniciativas de estímulo à criatividade, experimentação e deteção de novas oportunidades e modelos de negócio; o reforço do emprego qualificado e do capital humano dos empreendedores; o acesso a infraestruturas, serviços de apoio e a redes, que facilitarão o processo de criação de empresas de elevado valor acrescentado.

O Projeto Gera Talentos tem como objetivo global e estratégico a promoção do espírito empresarial no empreendedorismo qualificado e criativo tendo em vista a criação e desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica e conhecimento intensivo, especialmente as incluídas em atividades das indústrias culturais e criativas, dinamizadas por jovens talentos, com elevado potencial competitivo e de internacionalização.

Para o efeito, e em linha com a missão e a atuação qualificada e competente da entidade promotora, o projeto Gera Talentos estrutura-se nas seguintes tipologias:

a) Dinamização de iniciativas de deteção, de estímulo e de apoio ao empreendedorismo, à capacitação de iniciativas empresariais e à concretização de novas empresas;

b) Dinamização de iniciativas de mentoria e coaching para apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras;

c) Dinamização de projetos estruturantes de suporte ao empreendedorismo, envolvendo infraestruturas de incubação e outras entidades do ecossistema de dinamização do empreendedorismo.

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível FEDER de 541 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 460 mil euros.

30/04/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa