CERU4: Pavimentos cerâmicos de elevada resistência ao desgaste

Amélia Dias - Responsável do projeto CERU4

“Nos últimos anos tem-se notado um aumento muito acentuado da procura e prescrição de produtos de Grês porcelânico com uma resistência à abrasão de nível 4, medidas pelo teste Mazaud.  O ensaio Mazaud (2012), que constitui hoje, juntamente com o ensaio de conservação da cor (Capon), o referencial para a avaliação da sua performance ao desgaste, é muito exigente obrigando a que, para a atribuição da classificação máxima (U4), não se observe, no final do ensaio, degradação notória da superfície do material cerâmico. Esta classificação, que permite dar resposta às exigências sobre o desempenho de pavimentos em zonas de elevado tráfico/desgaste, era conseguida com soluções técnicas que, além de representarem uma perda acentuada de rentabilidade da produção colocava, consequentemente, os produtos numa gama elevada em termos de preço.

O projeto Ceru4 com o apoio essencial dos parceiros envolvidos, Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro e o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), permitiu à Recer estudar, ensaiar, desenvolver e aplicar várias soluções com o objetivo de atingir estas características, tendo como foco minimizar as alterações estéticas do material, a facilidade de industrialização dessas novas propostas e a rentabilidade da produção com custos controlados.”

Enquadramento

A produção do porcelânico técnico ao longo da última década tem sofrido grandes evoluções técnicas tecnológicas tais como, a introdução de sistemas de coloração por via seca cada vez mais sofisticados, a utilização de carros de prensa preparados para permitir a deposição de dupla camada com efeitos diversificados e a inserção de componentes com efeitos cromáticos à superfície das peças. Estes sistemas permitiram um grande enriquecimento estético deste tipo de produtos.

Estas soluções, ainda que com potencial diferenciador, aportaram uma perda efetiva de produtividade dado o seu funcionamento muito lento para se conseguirem resultados satisfatórios, o que resulta em custos muitas vezes acima do que seria comportável em termos da oferta disponível. No entanto, esta forma de produção permitiu a obtenção de produtos com características importantíssimas para determinados mercados, sem as quais seria praticamente impossível entrar e/ou manter fluidez em termos de negócios, razão pela qual os mesmos continuam a fazer parte das ofertas da RECER.

A necessidade de serem conseguidos produtos com estas características e ao mesmo tempo serem produzidos com rentabilidade, com custos sustentáveis e esteticamente apetecíveis, levou á pesquisa de soluções alternativas tais como a utilização de novos materiais e/ou outras formas de aplicação dos mesmos.

O Projeto

Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de pavimentos cerâmicos decorados, com elevada resistência ao desgaste, compatível com o nível máximo de exigência U4 preconizado no teste de Mazaud no âmbito da classificação UPEC. Em simultâneo, procura-se minimizar as alterações estéticas e visuais do material (cor, decoração), para que as soluções possam abranger todas as gamas cromáticas dos pavimentos.

Para tal serão desenvolvidas suspensões com partículas nanométricas de materiais de elevada dureza (à base de alumina ou zircónia). A deposição sobre as peças cerâmicas de camadas dos vidrados com o material de reforço será efetuada de forma simples e expedita, por pistolagem (jet-spray) ou por campânula. Outra solução serão os sais soluveis que irão penetrar na superfície das peças secas (em verde). Estes serão preparados por via húmida e aplicados por serigrafia rotativa com rolos de silicone ou recorrendo à impressão digital. O desenvolvimento das fases de elevada dureza ocorrerá por ação térmica e sem prejuízo da normal coloração, brilho e estética do material.

No mercado as soluções existentes que satisfazem os requisitos de desgaste correspondem, em geral, a peças monocromáticas e de modesta diversidade estética. A incorporação dos agentes de reforço em vidrados acarreta perda de brilho e de profundidade nos efeitos decorativos e alteração da textura superficial, que a solução inovadora a implementar neste projeto procura evitar.

Para atingir estes resultados a equipa de trabalho, liderada pela empresa RECER – Industria de Revestimentos Cerâmicos, S.A., reúne elementos do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, com trabalhos reconhecidos no desenvolvimento tecnológico de soluções de reforço de propriedades de superfícies de materiais cerâmicos, e o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), com competências no desenvolvimento de novos materiais e como entidade mandatada de referência para a realização de ensaios em produtos cerâmicos para a obtenção de certificação.

Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de um milhão de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 588 mil euros.

LINKS

Recer: Website | Facebook

DEMAC/UA: Webpage | Facebook

CTCV: Website | Facebook | Linkedin | Twitter

 

11/11/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa