Douro vai ter um novo hotel de cinco estrelas

 
 
Chama-se Quinta da Vacaria e pertence a uma das mais antigas propriedades junto à Régua. O Hotel, com a adega, permitirá criar 100 postos de trabalho e implicará a reconstrução e requalificação de um edificio secular que manterá a traça original enquanto a adega ficará embutida na encosta. 
 
 
1. Síntese
 
A empresa Quinta da Vacaria 1616 -Vinhos, S.A. focou a sua atividade na produção e na comercialização de Vinhos generalistas e licorosos. A entidade promotora visa construir uma adega, sobre a marca da Quinta da Vacaria e explorar um empreendimento turístico - Quinta da Vacaria Hotel 5* -, projeto alvo da presente candidatura, e que incide na requalificação e ampliação da quinta mais antiga e emblemática do Douro e sua conversão em Hotel de 5*.
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa a requalificação da Quinta da Vacaria, uma das Quintas mais antigas e emblemáticas da região, sendo um conjunto de edificados, datados do século XVII, constituído por casa principal, casa de caseiros, adega, capela, azenha, entre outros, destinados à criação de um hotel de 5*. É uma intervenção que pretende valorizar o conjunto arquitetónico existente, através da reestruturação de espaços interiores e do tratamento das fachadas exteriores, recorrendo a acabamentos alusivos à zona, com o intuito do turista poder vivenciar a herança cultural e arquitetónica que carateriza a região. 
 
Situado junto ao rio Douro, o local é ideal para estadias, passeios ao ar livre, e para visita e aquisição de conhecimentos da produção vinícola desenvolvida na região. Para além disso, constitui um ponto extremo de interesse a nível ambiental, paisagístico e cultural, sendo classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. 
 
A entidade beneficiária prevê a criação de um estabelecimento de excelência, que alcance notoriedade no setor turístico, tanto a nível nacional como internacional, e que se distinguirá da oferta instalada da região, através da diferenciação e inovação. Assim, o objetivo global da entidade beneficiária incide em complementar a oferta existente da região, aliando várias componentes, designadamente o alojamento, a envolvente, a atividade vinícola da entidade promotora, não descurando, obviamente, outros serviços igualmente estruturantes. 
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto “Quinta da Vacaria” conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível de 7 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,7 milhões de euros.

21/07/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia