Performalgae: Culturas industriais de algas de alto desempenho para a produção de bioestimulantes e alimentos funcionais

Enquadramento

Uma agricultura sustentável enfrenta desafios tais como a necessidade do aumento de produtividade para acompanhar o crescimento demográfico, bem como o aumento da eficiência da utilização dos recursos naturais e a redução da pegada ecológica nos ecossistemas; ao mesmo tempo, deverá assegurar a produção de alimentos de qualidade para a saúde humana. O Conselho Europeu da Indústria de Bioestimulantes (European Biostimulant Industry Council, EBIC) define os bioestimulantes como compostos e/ou microrganismos cuja função, quando aplicada às plantas ou à sua rizosfera, é estimular processos naturais para incrementar a absorção e eficiência de nutrientes, a tolerância ao stress abiótico e a qualidade das culturas. Os bioestimulantes tais como fitohormonas, compostos azotados, glícidos e minerais atuam nos processos metabólicos e enzimáticos das plantas e promovem o seu crescimento, melhorando a sua qualidade e produtividade.

Produtos derivados de algas marinhas têm sido amplamente usados para potenciar a eficiência na produção agrícola e, em muitos casos, foram aprovados para uso no modo de produção biológica. No entanto, existe uma forte necessidade de caracterizar melhor os seus componentes bioativos e elucidar os mecanismos de estimulação molecular e fisiológica, sendo de grande interesse para a comunidade científica e empresas comerciais. É um sector com grande potencial e em crescimento, com interesse acrescido no melhoramento da eficiência dos bioestimulantes atuais.

A utilização de ingredientes funcionais em aquacultura é uma prática crescente, que visa complementar as dietas dos peixes com compostos que apresentem propriedades bioativas e confiram benefícios aos organismos, para além da nutrição basal. Esta prática prende-se com a necessidade de apoiar os organismos aquáticos na otimização da digestão de matérias-primas complexas para a sua capacidade digestiva (ex.: proteínas vegetais na dieta de peixes carnívoros). Além disso, visa também desenvolver a competência imune e de defesa frente a uma crescente diversidade de agentes patogénicos e de desafios que os organismos de aquacultura enfrentam durante o ciclo de produção.

Neste sentido, as microalgas são fontes de ingredientes de alto valor que se destacam como atores principais na revolução azul para o aumento da performance e saúde animal em aquacultura. O potencial nutricional das microalgas, neste campo, tem sido amplamente reconhecido, mas é ao nível da grande diversidade de compostos bioativos (ácidos gordos polinsaturados, pigmentos, entre outros) com potencial funcional para aquacultura, que se observa uma oportunidade de desenvolvimento ainda pouco explorada.

O Projeto

O projeto PERFORMALGAE tem por objetivo principal o desenvolvimento de estirpes de microalgas com performance melhorada e dirigida à produção de metabolitos de interesse com uma biodisponibilidade otimizada, visando a obtenção de produtos inovadores para o mercado de bioestimulantes agrícolas e ingredientes funcionais para aquacultura. Entre estes, encontram-se culturas de microalgas com fenótipos melhorados por técnicas de rastreio de alto débito (mutagénese aleatória e citometria de fluxo) no que respeita à produção de nutrientes e metabolitos alvo para ambas as aplicações. A este aspeto inovador junta-se o aumento da biodisponibilidade dos compostos, através de um elevado esforço na otimização dos processos de disrupção celular e hidrólise, para aumentar a atividade das biomassas nas aplicações propostas e desenvolver produtos inovadores e diferenciadores.

Estes esforços de I&D permitirão o desenvolvimento de dois produtos com atividade bioestimulante e biopesticida: AllGrowth Plus, contendo exclusivamente microalgas e AllGrowth, correspondendo a uma mistura de micro- com macroalgas selecionadas. Ambos os produtos serão dirigidos ao mercado de nutrição de vegetais, uma vez que as microalgas selecionadas (Chlorella vulgaris e Scenedesmus obliquus) são fontes conhecidas de fitohormonas (nomeadamente, auxinas, giberelinas e citocininas) e outros compostos com atividade bioestimulante e biopesticida.

Simultaneamente, serão desenvolvidas as bases da linha de aditivos AllGPerform, que se dirige ao mercado de ingredientes funcionais para aquacultura, focando-se nas atividades antioxidante e imunoestimuladora, dirigidas ao aumento de performance e resistência das fases iniciais do cultivo de peixes. Para este fim serão utilizadas microalgas selecionadas (Nannochloropsis oceanica e Phaeodactylum tricornutum), melhoradas de forma a conterem teores mais elevados de nutrientes de alto valor comercial (ácidos gordos polinsaturados e pigmentos), também estes com biodisponibilidade otimizada.

Para o efeito, a Allmicroalgae, produtor industrial de microalgas, o Green CoLAB, laboratório colaborativo para o desenvolvimento de produtos à base de algas e a Universidade do Algarve (UALG) reuniram-se num consórcio multidisciplinar e complementar, de modo a levar o estado da arte da academia para a indústria, e produtos inovadores da indústria para o mercado.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 957 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 634 mil euros.

Links

Website do projeto

Allmicroalgae | Website

Universidade do Algarve | Website

11/10/2022 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa