A criação do Magnificat Wine Spa Hotel

Apoiado pelo COMPETE 2020 e promovido pela Magnificatwine Hotelaria & Serviços, Lda., o projeto consiste na criação de um Hotel de 5 estrelas, localizado na antiga Quinta da Estação, em Santa Marta de Penaguião, Trás-os-Montes, sendo a paisagem envolvente marcada pela transição entre o Douro Vinhateiro e, no horizonte próximo, as elevações da Serra do Alvão. Resulta essencialmente do desejo da entidade beneficiária em constituir uma unidade diferenciadora, distanciando-se do existente na região e no país, alicerçada num conceito único, capaz de impulsionar variados fluxos turísticos, baseado em dois pilares: atividade vinícola da região do Douro e arte musical, criando uma perfeita harmonia entre as mesmas.

 

Entrevistamos António Correia, Duriense de gema, natural de Santa Marta de Penaguião, socio-gerente da Magnificatwine Hotelaria & Serviços, Lda  e a força impulcionadora do projeto de criação do Magnificat Wine Spa Hotel

 

O que vos mobilizou para concretizar o projeto?

Sendo eu (promotor) um Duriense de gema (Santa Marta de Penaguião, ligado a vitivinicultura, produtor/engarrafador e Pianista), tentei de uma forma muito particular homenagear o "HOMEM DO DOURO", gente humilde que trabalha sol a sol nas vinhas, com imensas dificuldades, mas sempre com um Amor infinito de quem sabe tão bem cuidar e receber.

O Douro é essencialmente feito por estas pessoas anónimas cheias de histórias e saberes ao longo de várias gerações. Estas raízes são aquelas que os meus avós me deixaram. Esta herança tão forte, levou-me a refletir/projetar uma unidade hoteleira centrada na autenticidade /essência das gentes do Douro, ao nível do património material e imaterial, oferecendo este "terroir" a quem nos visita, por exemplo:

- Na Gastronomia, com comidas de Pote tradicional das vindimas;

- Um Hotel Vínico com 44 referências de vinhos: a decoração de cada quarto, bem como o seu nome, estarão associados a diferentes marcas de vinho da região do Douro;

- Uma Quinta Pedagógica da Vinha onde se pode vindimar no próprio Hotel, e a possibilidade de colher toda a variedade hortícola/fruta e plantas aromáticas;

- A Enologia, com a possibilidade de ser Enólogo por um dia, fazer o seu vinho, com provas etc.;

- Vamos ter um Museu do Vinho e da Vinha e um Museu da Fotografia (Cumieira).

Conseguimos também um conceito inovador: o SPA de Vinho do Porto, único no Mundo, já com os produtos registados e licenciados.

Cremos ainda criar momentos de arte: Recriar o Douro: com o envolvimento de um Diretor Artístico para área da Musica Constatin Sandu (Pianista), um Diretor da companhia de Teatro residente no Hotel João Carlos Garcia (Diretor do Chapitô) e um Diretor de " Belas Artes" Artur Matos.

   
Quais os principais desafios com que se deparam na concretização do projeto?

Em primeiro lugar temos um conceito: Elaboração dos produtos de SPA ligados ao Vinho do Porto (somos operadores), aos quais fomos criando os produtos ao longo do projeto, com o aproveitamento por exemplo da grainha da uva (extratos de óleo) até a folha da videira, criando aqui um fator económico de rentabilização da viticultura.

Temos ainda o desafio de vender a nível internacional os produtos que produzimos à base de Vinho do Porto, como por exemplo cosméticos e bombons.

Outro desafio é a a desmistificação da questão do interior (Território de Baixa Densidade). Temos de perceber as oportunidades que" jogam" a nosso favor, criar, fomentar oportunidades...

Finalmente há o desafio de criar sinergias/parcerias entre o Hotel e várias iniciativas como por exemplo entre a nossa biblioteca e o Espaço Miguel Torga e eventos, a Maratona do Douro e as comemorações de Fernão Magalhães que começa já em fevereiro. Para criar a ponte entre a atividade vinícola e a vertente musical a implementar, foi criado um protocolo com a Escola Superior Música, Artes e Espetáculo.

 
Quais são os vossos objetivos para 2019? Que o MAGNIFICATwine Boutique Hotel and SPA 5* se torne numa "Grande Escolha" Nacional e Internacional, sendo uma referência e um exemplo positivo de desenvolvimento do interior.
   
Qual o contributo do COMPETE 2020 para os objetivos que definiram para o projeto? Sem o Compete 2020 seria impossível. Desde a concessão de incentivos, o que leva a promoção/criação/valorização de produtos e serviços inovadores (para a promoção da coesão e integração territorial, desenvolvendo assim toda a competitividade), a todas as regras e acompanhamento bem definidas para o sucesso de todo o processo.
 

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 5 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 3,7 milhões de euros.

08/01/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa