CHROMIUM LIKE

Desenvolvimento de componentes automóveis de base polimérica com efeito cromado, com performance melhorada na sensação ao toque.

 

Projeto

O projeto CHROMIUM LIKE visa o desenvolvimento de soluções inovadoras que permitam, sem utilização de crómio, produzir componentes plásticos para o interior automóvel, com efeito cromado para um visual estético mais apelativo e com performance melhorada na sensação ao toque, produzindo uma perceção de toque metálico (toque frio).

Este projeto pretende dar resposta às tendências atuais do setor automóvel, nomeadamente ao nível das características esteticamente atrativas no interior automóvel e, sobretudo, às exigências estabelecidas pela diretiva da UE 2000/53/ CE, que limita o uso de substâncias perigosas, como crómio hexavalente, na produção de veículos.

Para alcançar os objetivos propostos, estão previstas quatro linhas de investigação e desenvolvimento que serão implementadas no ciclo produtivo da empresa promotora, culminando em protótipos com as funcionalidades ambicionadas e que cumpram os exigentes requisitos do setor automóvel e da legislação Europeia.

 

Resultados esperados

Utilização de processos produtivos mais verdes e eficientes através de tecnologias de vanguarda e sustentáveis, cujos processos são mais ecológicos e de menor impacto ambiental que os convencionalmente utilizados para este tipo de aplicação.

O projeto vai permitir ainda poupança de energia e uma melhor utilização de recursos, uma vez que, com a aplicação destes novos materiais no interior automóvel, poderá ser possível diminuir o peso final do veículo e a utilização de matérias-primas nocivas para o meio ambiente. Com isto, será possível reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases com efeito de estufa, contribuindo para uma maior eficiência energética do veículo automóvel.

Todas estas ações resultarão no desenvolvimento de produtos inovadores, o que permitirá intensificar a presença da empresa e do país em cadeias globais de fornecimento das indústrias automóvel, mostrando que a aposta no I&D e em parcerias de empresas do ramo com entidades do sistema de I&I traz mais-valias significativas não só para a diferenciação das indústrias diretamente envolvidas, mas também para o desenvolvimento do País.

 

Apoio

Projeto promovido pela SIMOLDES-PLASTICOS, S.A., conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, envolvendo um Investimento elegível de 629 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 420 mil euros.

 

Consórcio

O projeto CHROMIUM LIKE terá uma duração de três anos, é promovido pela Simoldes Plásticos em parceria com o CeNTI.

O projeto será desenvolvido por uma equipa de I&DI dotada das competências necessárias para garantir uma adequada execução que permita potenciar os seus resultados, numa perspetiva de enriquecimento do produto final.

A SIMOLDES PLÁSTICOS, SA é uma empresa do Grupo SIMOLDES, com sede em Oliveira de Azeméis. O Grupo SIMOLDES teve o seu início em 1959 com a constituição da SIMOLDES AÇOS, empresa dedicada à fabricação de moldes de injeção para a indústria de plásticos.

Atualmente, o Grupo SIMOLDES é o maior fabricante europeu de moldes de aço e um dos maiores produtores de peças plásticas para o setor automóvel, possuindo 17 empresas e 5 centros avançados de serviço ao cliente, com unidades fabris em Portugal, Brasil, França, Espanha, Polónia e Argentina e em fase de construção, na República Checa. Atualmente com cerca 4000 colaboradores, o Grupo SIMOLDES está organizado em duas divisões, correspondendo às suas duas principais áreas de atuação: a divisão de moldes e ferramentas e a divisão de plásticos.

O CeNTI, Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, é um instituto de I&DT privado sem fins lucrativos, equipado com a mais avançada tecnologia. É um Instituto de Novas Tecnologias de orientação multissetorial, que desenvolve atividades de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Engenharia nos domínios dos materiais e sistemas inteligentes e funcionais.

09/03/2017 , Por Célia Pinto