AMCLASSIC: Expanding Global Horizons for Tailor Made Furniture

Enquadramento

A Armando Ferreira da Silva & Filhos, Lda. (AFS), criadores de mobiliário para o lar, considera que a única forma de crescer no mercado internacional é reforçando a sua posição nos mercados onde já está presente e penetrando em novas geografias, através do reforço da prestigiada marca de mobiliário AMClassic.

Assim, a aposta é inovar ao nível do produto, de modo a fornecer produtos diversos e diferenciados apostando em novos segmentos de mercado, empreendendo ações, com o objetivo de reforçar as principais marcas a nível global. Contudo a AFS tem consciência que face à agressiva concorrência internacional terá de continuamente se qualificar e capacitar. Para tal continuará a apostar na promoção da inovação dos seus processos organizacionais e de marketing. A empresa detém hoje uma boa vocação exportadora contudo pretende o seu reforço. Para isso, não descurando os atuais, aposta em novos mercados em especial o europeu e asiático.

A AFS considera que ainda tem uma deficiente cobertura do mercado europeu, onde se encontram países com um potencial interessante para o seu produto como são os casos de França, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Itália e Espanha. Fora da Europa a AFS pretende futuramente consolidar o mercado da Rússia. Pretende ainda entrar em novos mercados como a Letónia; o Uzbequistão; o Azerbaijão e a Roménia.

O objetivo do projeto é de explorar os mercados mencionados, com a marca AMClassic e apostar simultaneamente nas novas marcas tendo em vista aumentar a segmentação. A incorporação do design será um instrumento fundamental na definição das novas marcas recém criadas, permitindo aceder de forma mais eficaz ao consumidor alvo.

O Projeto

Assim o esforço de internacionalização que consubstancia o projeto, visa aprofundar as oportunidades identificadas nos mercados, consolidando desta forma o volume de exportações atingido, potenciar a entrada em novos mercados e a conquista de novos segmentos de consumidores.

Consciente dos desafios impostos pela sua vontade de crescer no mercado internacional, a AFS definiu, no seu projeto, um quadro de atuação estratégica, consubstanciado:

1 - A participação na feira Isaloni em Milão (Salone del Mobile.Milano) e a participação em feiras nos Estados unidos da América nomeadamente nas feiras Boutique Design New York (BDNY 2015) e a Boutique Design West (BD|West 2016);

2 - A aposta no reforço dos meios digitais, nomeadamente o desenvolvimento de um novo Website AMClassic multilingue orientado para os mercados internacionais e com funcionalidades que incluem a possibilidade de simulação 3D de diferentes combinações bem como a otimização dos motores de busca;

3 - Ações de divulgação e promoção internacional dos produtos, nomeadamente a elaboração de catálogos 3D, brochuras e corners. A AFS disponibiliza aos agentes internacionais um conjunto de materiais promocionais a distribuir pelos diversos parceiros de modo a diferenciar-se e destacar-se das marcas concorrentes;

4 - Missões de prospeção que abrangem boa parte do mercado europeu, que continua a ser considerado da maior importância e outras geografias fora do espaço europeu;

5 - Convites a potenciais importadores e clientes internacionais para uma visita ao mundo AMClassic. No âmbito do projeto, foram consideradas missões inversas da Inglaterra; França; Espanha; Bélgica; Itália; Alemanha; Rússia e China. Deste modo, a empresa financiou a deslocação e estadia dos seus clientes (3 dias para clientes europeus e 5 dias para clientes dos Países de Leste e Ásia), com o objetivo de mostrar os mais recentes produtos, bem como as instalações e os processos de produção;

6 - Registo da marca AM Premium na União Europeia, China e Coreia do Sul e da AMClassic na Austrália, Cazaquistão, Coreia do Sul, EUA, Israel, Mongólia e Rússia, visando a proteção nos referidos mercados.

A estratégia de expansão de atividade da AFS para os próximos anos assenta num claro aumento da presença internacional, expandindo-a por um lado em mercados já com alguma experiência, mas em que interessa claramente incrementar a exposição a um número muito maior de potenciais clientes, e por outro procurando oportunidades em mercados onde a empresa não tem presença.

 

Segundo Mário Silva, CEO da AMCLASSIC:

               

O incentivo financeiro do COMPETE 2020 atribuído para a concretização do projeto constituiu um forte apoio à contratação de recursos humanos adstritos a mercados alvo, ao investimento em ações e ferramentas de capacitação comercial internacional que foram necessárias para desenvolvimento das marcas da empresa num contexto internacional bastante competitivo.

Esse incentivo permitiu à empresa intervir em mercados essenciais no tempo oportuno.

 

 

Apoio

O projeto promovido pela Armando Ferreira da Silva & Filhos, Lda., conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito da medida Qualificação e Internacionalização de PME (Projetos Individuais - Internacionalização), envolvendo um Investimento elegível de 749 mil euros o que resultou num Incentivo de 337 mil euros.

13/09/2017 , Por Miguel Freitas