Wavecom aposta na monitorização de qualidade em comunicações 5G móveis

Bruno Antunes, Research Manager na Wavecom comentou o estado de arte do projeto 5G PERFECTA, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que visa criar uma solução de monitorização do comportamento da rede e dos serviços.
 
 
1. Sobre o projeto 5G PERFECTA - 5G and next generation mobile performance compliance testing assurance
 
1.1 Enquadramento
 
“As alterações tecnológicas trazem novos desafios e oportunidades, e no caso específico do 5G este facto é ainda mais acentuado, pois trata-se de um standard sobre a rede de comunicações móveis, por onde fluirá a maioria das comunicações pessoais, assim como entre máquinas, das próximas décadas.
 
Alguns dos parâmetros indicativos das novas características esperadas são: 
um volume de dados móveis 1000 vezes maior por área geográfica; 
10 a 100 vezes mais dispositivos conectados; 
taxas de transferência de dados 10 vezes a 100 vezes mais elevadas; 
uma latência extremo-a-extremo de menos 1ms;
• e acesso ubíquo, incluindo em áreas de baixa densidade.”
 
1.2. Âmbito
 
Assim, esta nova rede de alto desempenho precisa de ser testada para garantir que a tecnologia 5G seja oferecida com altos níveis de qualidade e conformidade dos serviços. É este o âmbito do 5G PERFECTA, um projeto internacional do Cluster EUREKA "Celtic-Plus", cofinanciado pelo COMPETE 2020.
 
“Assim, este projeto propõe-se desenvolver uma solução de monitorização e garantia de desempenho 5G, através do desenvolvimento e utilização de indicadores de desempenho KPI (Key Performance Indicators) capazes de monitorizar o comportamento real da rede e dos serviços que correm sobre 5G, com foco principal na qualidade multimédia percebida pelo utilizador em cenários 5G, ou seja, Qualidade de Experiência (QoE). Pretende-se com este projeto o desenvolvimento de processos automatizados, ferramentas e mecanismos que garantam a qualidade dos serviços em 5G.”
 
1.3. Resultados esperados
 
“Os resultados deste projeto irão permitir aos fornecedores de serviços de rede desenvolverem uma estrutura de 5G apropriada para transmissão de serviços de vídeo suportando as aplicações mais avançadas no decorrer do processo de normalização do 5G. 
 
Os resultados do 5G PERFECTA serão futuramente explorados no desenvolvimento de um conjunto de aplicações em diferentes sectores, desde o entretenimento à assistência médica, logística, distribuição, smart cities, etc. E, no caso particular do consórcio português, permitir a definição da infraestrutura móvel de próxima geração, responsável por fornecer recursos de monitorização de desempenho de diferentes serviços no cenário específico da mobilidade veicular.”
 
1.4. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto 5G PERFECTA, cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção pela Wavecom e pelo Instituto de Telecomunicações, envolveu um investimento elegível de 700 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 496 mil euros.
 
“Com a investigação a ser cada vez mais um fator decisivo para o sucesso empresarial, os apoios COMPETE 2020 são fundamentais, para o apoio à inovação permitindo às empresas concorrer a projetos de elevada competitividade e dessa forma desenvolver novos produtos potenciando criação de valor acrescentado e aumento de competitividade. 
 
No caso específico da Wavecom a diversidade de projetos financiados, a decorrer e concluídos com sucesso no passado, tem permitido a criação de produtos, e inclusivamente marcas, que têm contribuído para o crescimento da empresa, sendo já responsáveis por aproximadamente 15% da faturação no ano passado.”
 
2. Links
 

28/02/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia