REVIPOLISHED: Revestimento cerâmico polido com propriedades melhoradas e inteligentes

Paula Roque: Managing Partner da Revigrés

 

Paula Roque, do Conselho de Gerência da Revigrés, salienta que

“o financiamento do COMPETE 2020 é de extrema relevância para o desenvolvimento e introdução das novas tecnologias propostas pelo projeto REVIPOLISHED com o objetivo de tornar o nosso processo produtivo mais económico, ecológico e eficiente e contribuir para a competitividade da Revigrés, no mercado nacional e internacional.

Através do desenvolvimento de tratamentos de superfície inovadores para porcelanatos técnicos polidos, o projeto REVIPOLISHED resulta em avanços tecnológicos significativos ao nível do processo e do desempenho dos nossos produtos.

Por outro lado, ao promover a integração da vertente elétrica nos ladrilhos com intervenção na monitorização inteligente de sistemas energéticos para habitação, o projeto REVIPOLISHED permite à Revigrés antecipar as tendências de consumo - com produtos que aliam funções técnicas e estéticas - e contribuir para o cumprimento dos objetivos da estratégia europeia em matéria de gestão de recursos e eficiência energética.”

O Projeto

O projeto REVIPOLISHED tem como objetivo desenvolver soluções integradas ao nível dos porcelanatos técnicos polidos que permitam, por um lado, aliar características estéticas a funcionalidades, e, por outro lado, incrementar e contribuir para a eficiência energética no processo e nos edifícios.

Alicerçado numa estratégia de eficiência energética, conforto e bem-estar, e maior integração arquitetónica, o projeto REVIPOLISHED prevê o desenvolvimento de produtos inovadores de porcelanatos polidos com características melhoradas de resistência ao manchamento e durabilidade, com base em tecnologias e abordagens processuais energeticamente eficientes, como a cura UV, que permitem a obtenção destas propriedades. Simultaneamente, o projeto promove o desenvolvimento de sistemas de sensorização e domótica para integração no revestimento cerâmico, numa perspetiva de proporcionar maior conforto e eficiência energética em edifícios e de integrar soluções de “automated assisted living”.

Para alcançar o objetivo global proposto, foram definidos os seguintes objetivos específicos:

> Desenvolvimento de provas de conceito ao nível das duas linhas de I&D propostas:

- I&D em tratamentos de superfície na cerâmica: é objetivo o desenvolvimento de formulações e tratamentos de superfície em porcelanatos técnicos polidos e com propriedades de resistência ao manchamento melhoradas face às obtidas com os tratamentos adicionais convencionais. Será dado enfoque a tecnologias de cura por radiação ultravioleta (UV), para obtenção de condições processuais mais céleres e com maior eficiência energética.

- I&D na integração de sensorização na cerâmica: é objetivo o desenvolvimento de sensores impressos e a sua integração do revestimento cerâmico, por meio de processos de encapsulamento e laminagem, assim como o desenvolvimento de eletrónica (hardware e firmware) de controlo inteligente do sistema para maior eficiência energética nos edifícios. É também objetivo o desenvolvimento de conectores elétricos integrados e adaptados para instalação em obra.

> Implementação das soluções tecnológicas (materiais e processos) no âmbito do ciclo produtivo da REVIGRÉS, de forma a obter protótipos com as funcionalidades desejadas. Ao nível do tratamento superficial, é objetivo dotar a REVIGRÉS com capacidade de aplicação e cura das formulações funcionais a desenvolver, focadas na tecnologia de cura UV. Ao nível da integração de sensorização, a implementação terá particular enfoque nos processos de integração dos dispositivos elétricos e eletrónicos a desenvolver (sensores, conectores e eletrónica de controlo) na estrutura do produto cerâmico. Estes protótipos serão baseados nas provas de conceito desenvolvidas, podendo apresentar as soluções individualizadas ou em conjunto.

> Avaliação de desempenho dos protótipos desenvolvidos, nomeadamente ao nível da resistência ao manchamento, durabilidade e a outros requisitos do produto, para validação do tratamento de superfície inovador. Face à integração de componentes elétricos e eletrónicos na estrutura do produto cerâmico, deverão ser realizados ensaios de certificação elétricas nos protótipos desenvolvidos. A validação de desempenho ao nível dos requisitos listados será fundamental para a introdução das soluções tecnológicas nos mercados-alvo.

O Consórcio

No sentido de garantir o sucesso do projeto, foi criado um consórcio com complementaridade de valências constituído por duas entidades. A empresa promotora é a REVIGRÉS-Industria de Revistimentos de Gres Lda, especializada na produção de revestimentos cerâmicos e detentora de um profundo conhecimento dos mercados onde estes produtos são comercializados. O CENTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, entidade do sistema I&I, será o principal dinamizador das tarefas de I&D, assegurando o know-how e as melhores e mais modernas tecnologias na área dos materiais funcionais e sistemas inteligentes, e garantindo a transferência dos desenvolvimentos para ambiente industrial.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 783 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 515 mil euros.

Links

Website | Revigrés

Facebook | Revigrés

Linkedin | Revigrés

Website | CENTI

Facebook | CENTI

Linkedin | CENTI

Twitter | CENTI

21/05/2020 , Por Miguel Freitas
COMPETE 2020
Europa