O presidente do COMPETE 2020 visita um setor estratégico para Portugal : o agroalimentar

No âmbito da iniciativa "COMPETE 2020 , ao lado de quem cria Valor" , o presidente do COMPETE 2020, começou a sua visita ao setor agro-alimentar na Bivalvia, uma empresa criada em 2010 e que pretende ser uma referência nacional na aquacultura (Essencialmente de Ostra).

O setor agro-alimentar apresenta uma  complexa da cadeia de valor: empresas diferentes, em mercados diferentes e para diferentes consumidores.O setor agro-alimentar inclui o conjunto de atividades relacionadas com a transformação de maté- rias-primas em bens alimentares ou bebidas e a sua disponibilização ao consumidor final, abrangendo atividades tão distintas como a agricultura, a silvicultura, a indústria de alimentos e bebidas e a distribuição. É um setor altamente competitivo,onde o efeito escala é importante, o que se comprova pela existência de algumas e conhecidas grandes multi-nacionais na área, apesar de as empresas de menor dimensão serem predominantes.

Segundo dados do INE (2014), este setor contribuiu para a economia nacional com um Volume de Negócios de 14,8 mil milhões de euros, e um VAB de 2,7 mil milhões. é a segunda indústria que mais emprega em Portugal, com mais de 100 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos. Tem registado nos últimos 5 anos uma taxa de de crescimento de exportações superiores às importações e é fundamental para afirmar a nossa auto-suficiência alimentar e garantir a sustentabilidade do consumo nacional.

Neste contexto de diversidade, o roteiro da visita procurou ser o mais abrangente possível abarcando a riqueza do setor e analisando as vantagens competitivas de cada empresa : Bivalvia, Conserveira do Sul, Ovivais do Sul, Mendes Gonçalves, Sumol+Compal, Queijos Tété, Gelpeixe, Ernesto Morgado, Nutre, Cerealis , Sogrape, Rar Açúcar, Frulact, Primor, Imperior , Águas Glaciar. 

Numa visita onde é fundamental analisar as dinâmicas de inovação e diferenciação estão ainda envolvidas entidades de I&I, designadamente a Universidade Católica e a Universidade de Aveiro, parceiras das empresas em projetos de investigação. 

Esta visita contou com a estreita colaboração da Portugal Foods, associação formada por empresas, por entidades do sistema científico e tecnológico nacional e por entidades regionais e nacionais que representam os vários subsetores que compõem o setor agroalimentar português.

 

14/03/2016 , Por Paula Ascenção
COMPETE 2020