Inovação no diagnóstico e prevenção da retinopatia diabética

 
Demonstrar e obter a validação, em larga escala, de uma solução inovadora capaz de auxiliar no diagnóstico e prevenção da retinopatia diabética é o objetivo da Neadvance e da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal com o projeto EyeSightCAD-DR, cofinanciado pelo COMPETE 2020.
 
 
1. Enquadramento
 
A retinopatia diabética é uma patologia ocular associada à diabetes que se tem revelado como a causa mais comum de cegueira entre as pessoas em idade ativa nos países desenvolvidos. A deteção precoce da doença e um tratamento adequado podem prevenir a perda de visão. 
 
Ciente da gravidade da situação, a Neadvance constituiu um consórcio com a APDP - Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal com vista a demonstrar e obter a validação, em larga escala, de uma solução inovadora capaz de auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico e prevenção da retinopatia diabética.
 
 
2. Síntese
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto EyeSightCAD-DR visa lançar no mercado uma ferramenta inovadora, com capacidade de analisar imagens do fundo do olho adquiridas em momentos diferentes, permitindo auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico e na monitorização temporal da evolução da retinopatia diabética.
 
Unidas, a Neadvance e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal visam obter a validação da solução, junto dos utilizadores finais, tanto ao nível tecnológico (utilização em larga escala e em ambiente real) como ao nível comercial (demonstração das vantagens económicas). 
O consórcio pretende criar um conjunto de protótipos piloto inseridos em diferentes instituições de saúde. Esta variedade de pilotos servirá como prova que a solução cumpre com as funcionalidades a que se propõe, nomeadamente ao nível da classificação e monitorização automática de lesões características da retinopatia diabética. 
 
Ao garantir diagnósticos mais precisos, a solução irá potenciar a realização de tratamentos preventivos e mais direcionados a cada situação. 
Tendo como finalidade a demonstração de uma tecnologia inovadora, o projeto vai promover a consolidação das dinâmicas de articulação entre a investigação regional (nomeadamente ao nível da diabetes) e as empresas nas indústrias e serviços na área da saúde em sentido amplo (dispositivos médicos e prestação de serviços saúde). 
 

 

3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Este projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente Demonstradores, envolvendo um investimento elegível de 292 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 135 mil euros.
 
 

11/02/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia