Nova fábrica e novo processo de fabrico na Fernando Ferro & Irmão

 

A criação de novas instalações construídas de raiz para acolhimento da atividade que a Fernando Ferro & Irmão (FF&I) desenvolve, proporciona as condições ideais para o fabrico de produtos baseados em inovadoras tecnologias dando cumprimento a rigorosas exigências técnicas de setores de alto desempenho, como o automóvel e o aeronáutico, tanto ao nível de qualidade como de funcionalidade.

Enquadramento

A FF&I é uma empresa com quase 20 anos de experiência, possuindo um quadro de pessoal especializado e experiente, tendo-se especializando no fabrico de peças técnicas para os setores automóvel e eletrónico, estando especialmente vocacionada para mecanização de peças de pequena e média dimensões.

Os elevados níveis de concorrencialidade e sofisticação que caracterizam o mercado de fornecimento de indústrias de alto desempenho como o da indústria automóvel, eletrónica, aeronáutica ou mesmo a indústria dos moldes, configuram um contexto da envolvente que ditam a escolha estratégica principal da FF&I: concentração em nichos de mercado e resposta de alto desempenho, com flexibilidade e focus no cliente, dando cumprimento a rigorosas exigências técnicas de setores na vanguarda de tecnologia.

O Projeto

O projeto capacitou a empresa com um novo estabelecimento fabril devidamente equipado com máquinas tecnologicamente evoluídas de última geração de maquinação CNC (Computer Numerical Control). As novas funcionalidades de fabrico permitem uma melhor qualidade da produção num ambiente mais controlado e propício a uma maior eficiência operacional.

Assim, as principais linhas de atuação do investimento do projeto foram as seguintes:

Inovações de produto - Produção de peças maquinadas com maior índice de precisão dirigidas ao setor da aeronáutica e a alguns segmentos com especificações de requisitos mais exigentes nos setores automóvel, eletrónica e moldes.

Inovações de processo - A produção deste tipo de produtos (peças maquinadas) assenta muito na tecnologia das ferramentas e processos de trabalho. A maquinação a 5 eixos é, neste momento, a tecnologia de vanguarda para a indústria de maquinação de peças. Os equipamentos que possuem esta tecnologia conseguem posicionar a ferramenta bem como orientá-la em qualquer ponto do espaço, segundo qualquer inclinação, num sistema de coordenadas tridimensional. Para além do óbvio benefício de maquinar geometrias mais complexas, existem outras vantagens, como a maior precisão das trajetórias de maquinação obtidas, o que se traduz numa redução de tempo na preparação e na montagem da peça. A inovação também está patente na programação das novas máquinas através da ferramenta CAM (Computer Aided Manufacturing).

Para o controlo dimensional investiu-se em equipamento de medição e diagnóstico que permite avaliar as medidas dos acessórios, de forma a verificar se os mesmos cumprem os requisitos exigidos, tendo como principal objetivo a otimização dos sistemas produtivos e controlo de qualidade dos produtos.

O projeto teve como objetivos de investimento:

- Dotar a unidade produtiva de elevada eficiência do processo de fabrico através da aposta na tecnologia mais recente no domínio do fabrico de peças (CNC / maquinação a 5 eixos);

- Imprimir maior rigor, melhor o controlo de qualidade e redução de defeitos na fabricação;

- Contribuir para uma garantia de consistência qualitativa dos produtos;

- Redução de tempo na preparação e na montagem da peça;

- Reduzir custos de produção, custos com uso de matérias-primas e consumos energéticos;

- Aumentar a produtividade industrial;

- Criar condições de resposta em termos de capacidade produtiva e flexibilidade de serviço;

- Reduzir impacto ambiental.

A FF&I investiu em centros de maquinação CNC. Estes equipamentos acarretam grande inovação no processo de fabrico, uma vez que os controladores CNC estão dotados de software capazes de ler novos e complexos programas. Estes controladores, aliados aos programas de CAD/CAM, revolucionaram o desenho mecânico e o processo de produção. Os centros de alta velocidade permitem à FF&I otimizar tempos de fabrico, uma vez que este tipo de equipamento é mais rápido e mais preciso.

O projeto contribuiu para dotar a empresa com uma infraestrutura produtiva que lhe permitiu mais que duplicar a sua capacidade de produção.

O projeto realizou-se em novas instalações criadas de raiz na zona industrial de Estarreja num lote ao lado das instalações iniciais. Toda a atividade da empresa foi deslocalizada para as novas instalações.

 

O testemunho da Fernando Ferro & Irmão

           

O Compete 2020 revelou-se de extrema e capital importância não só no que respeita ao assegurar mais facilmente os meios financeiros adequados ao financiamento do projeto, como também, e principalmente, acelerar todo o processo de investimento e respetivos timings de execução e finalização de todo um investimento inicialmente projetado classificado de elevado potencial face aos crescentes desafios em termos de exigência dos mercados altamente competitivos em que a nossa empresa se integra.

                                       

O Apoio COMPETE 2020

O projeto contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,9 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,4 milhões de euros.

27/04/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa